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Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica, programa de leitura e programa de remediação fonológica e leitura em crianças com dislexia do desenvolvimento: estudo comparativo

Processo: 06/57524-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2007 - 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Simone Aparecida Capellini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia  Dislexia  Leitura  Crianças  Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dislexia Do Desenvolvimento | Eficacia Terapeutica | Programas De Remediacao

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica, programa de leitura e programa de remediação fonológica e leitura em crianças com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Participarão deste estudo 80 crianças de 2a a 4a séries de ensino básico do município de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI: composto por 20 crianças com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que serão submetidas a programa de remediação fonológica, GII: composto por 20 crianças com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que serão submetidas a programa de leitura, GIII: composto por 20 crianças com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que serão submetidas a programa de remediação fonológica e leitura e GIV: composto por 20 crianças sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo gênero, faixa etária e escolaridade com as crianças do GI, GII e GIII que não serão submetidos aos progratitas de remediação. Neste estudo será realizada a adaptação da pesquisa sobre remediação fonológica e leitura desenvolvida por HATCHER, HULME, ELLIS (1994). Em situação de pré e pós-testagem todos os sujeitos deste estudo serão submetidos à aplicação do Teste Internacional de Dislexia (IDT) nas versões coletivo e individual seguido de leitura oral e compreensão de textos. Os resultados serão analisados estatisticamente, utilizando o Teste de Mann-Whitney, com o objetivo de verificar possíveis diferenças entre os grupos em situação de pré-testagem, remediação e pós-testagem. Outro método de análise estatística que deverá ser utilizado é a aplicação do Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon com o objetivo de verificar possíveis diferenças entre os dois momentos, pré e pós-testagem, considerados na avaliação de cada grupo. (AU)

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