Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da desnutricao proteica pre e pos-natal e da renutricao pos-natal sobre o crescimento craniofacial de ratos wistar nas fases puberal e adulta.

Processo: 06/56045-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Silvia de Campos Boldrini
Beneficiário:Silvia de Campos Boldrini
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento 

Resumo

O crescimento craniofacial é susceptível a diversos fatores epigenéticos, dentre eles a nutrição, que quando ocorre no período fetal, pode produzir alterações permanentes nas estruturas de diversos tecidos. A carência protéica em períodos precedentes a fase púbere, também é relacionada a patologias tardias como a osteoporose. Desta maneira, o presente projeto tem o objetivo de avaliar os efeitos da desnutrição protéica pré e pós-natal e da renutrirão pós-natal, sobre o crescimento da sincondrose basiesfenoidal (SB) e do processo condilar (PC) de ratos wistar nas fases puberal e adulta. Para tanto, os grupos experimentais serão formados por animais não isogênicos (n=5) de acordo com a ração oferecida, protéica ou hipoprotéica, e com as respectivas idades, nos grupos N, D (nutridos e desnutridos aos 60 dias de vida, pois neta fase é findo o período púbere), R (renutridos a partir de 21 até alcançarem 60 dias de vida), NN (nutridos até 180 dias de vida) e RR (renutridos desde o desmame até alcançarem 180 dias de vida). Após a eutanásia, os espécimes serão coletados e processados para análise sob microscopia de luz, onde os cortes nos permitirão observar, através de estudos morfométricos, o padrão celular, a matriz cartilaginosa e o componente colágeno das camadas proliferativas das cartilagens de PC e SB. Será também realizada, a avaliação dos espécimes sob microscopia eletrônica de varredura e transmissão com o objetivo de se observar possíveis alterações arquitetônicas e ultraestruturais. Para a observação do padrão de multiplicação celular, será utilizada a marcação imunohistoquímica com BrDR, Desta forma temos a intenção de responder questões como, quanto e quando, a retomada de um padrão nutricional adequado, pode promover efetivamente o restabelecimento tecidual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAPTISTA, JOSEMBERG DA SILVA; CAVALLI, MARCELO ARTHUR; LUIZ, LUCILENE FERREIRA; VONO, DIANA DE OLIVEIRA; SEYFERT, CARLOS EDUARDO; BOLDRINI, SILVIA DE CAMPO; LIBERTI, EDSON APARECIDO. METABOLIC EFFECTS OF EARLY PROTEIN UNDERNOURISHMENT AND RENOURISHMENT IN WISTAR RATS. BIOSCIENCE JOURNAL, v. 31, n. 5, p. 1561-1569, SEP-OCT 2015. Citações Web of Science: 0.
CAVALLI, MARCELO ARTHUR; GONCALVES, ALINE; BERTAGLIA PEREIRA, JOICE NAIARA; DA SILVA, JODONAI BARBOSA; BOLDRINI, SILVIA DE CAMPOS; LIBERTI, EDSON APARECIDO. Evaluation of protein undernourishment on the condylar process of the Wistar rat mandible correlation with insulin receptor expression. Journal of Applied Oral Science, v. 23, n. 2, p. 135-144, MAR-APR 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.