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Verificacao das caracteristicas iniciais da comunicacao verbal em criancas com alteracao especifica de linguagem.

Processo: 06/50466-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Débora Maria Befi-Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | Linguagem Direta | Producao De Fala | Retardados De Linguagem

Resumo

As Alterações Específicas da Linguagem têm ocorrência significativa dentre os quadros que acometem o processo normal de aquisição e desenvolvimento da linguagem, internacionalmente estima-se que 7.4% da população infantil apresentem este tipo de manifestação. O estudo dos padrões de comunicação dessas crianças é fundamental, tanto para seu diagnóstico, realizado a partir da exclusão de quadros mais abrangentes e inclusão de manifestações atípicas no desenvolvimento da linguagem. Um dos subsistemas da linguagem mais comprometidos nesses quadros é a fonologia, muito embora a semântica, morfossintaxe e pragmática também mereçam investigação curada. Entretanto, nos estágios iniciais da aquisição da linguagem por essas. crianças, as alterações fonológicas comprometem sobremaneira a avaliação dos demais subsistemas, uma vez que a ininteligibilidade de fala é comum, prejudicando a avaliação da linguagem de forma geral.Partindo dessa premissa, o objetivo maior do presente estudo é verificar o desempenho fonológico de crianças com diagnóstico de Alteração Específica da Linguagem - Retardos na Aquisição da Linguagem ou Distúrbios Específicos de Linguagem - no que se refere a padrões de produção em prova especifica de imitação de palavras, nomeação de figuras e fala espontânea, comparando as performances nas três provas.Os resultados obtidos após a análise dos dados permitirão maior precisão no diagnóstico das Alterações Específicas da Linguagem, aspecto que, certamente, influenciará o processo de reabilitação dessas crianças. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEBORA MARIA BEFI-LOPES; ERICA MACÊDO DE PAULA; JOYCE RAQUEL TOBA; TELMA IACOVINO MONTEIRO. Confiabilidade das transcrições fonológicas de crianças com alteração específica de linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 4, p. 561-565, . (06/50466-2)

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