Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento e mapeamento de bolhas de plasma ionosférico e conteúdo eletrônico total sobre o território brasileiro para pesquisas e aplicações

Resumo

A ionosfera, devido à presença dos elétrons e íons, causa um retardo nos sinais eletromagnéticos que a atravessa. Em latitudes tropicais além deste retardo, a existência das irregularidades do plasma ionosférico causa cintilações no sinais de GPS que podem afetar os serviços de navegação e de posicionamento global por GPS ou até mesmo interrompê-los. Este retardo do sinal é quantificado pelo conteúdo eletrônico total (CET) da ionosfera. Tanto o CET quanto as cintilações são parâmetros que podem ser medidos por receptores de GPS. No Brasil temos uma rede de vários receptores de GPS que determinam o CET e cerca de 14 monitores de cintilação e muitos outros serão instalados em 2007. Estes dados necessitam ser armazenados e disponibilizados na WEB, muitos deles em tempo real. Ferramentas computacionais tais como mineração de dados e redes neurais necessitam ser utilizadas para tentar correlacionar os parâmetros medidos e a ocorrência de irregularidades, ou seja para se tentar prever as irregularidades. Baseado neste banco de dados diversas atividades de desenvolvimento de softwares e de pesquisas científicas, que estão descritos nos objetivos abaixo, serão desenvolvidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ FELIPE CAMPOS DE REZENDE; EURICO RODRIGUES DE PAULA; INEZ STACIARINI BATISTA; IVAN JELINEK KANTOR; MARCIO TADEU DE ASSIS HONORATO MUELLA. Study of ionospheric irregularities during intense magnetic storms. Revista Brasileira de Geofísica, v. 25, p. 151-158, . (06/06585-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.