Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das atividades de mesoescala e sub-mesoescala no sistema frontal Brasil-Malvinas

Resumo

Neste projeto é proposta uma investigação do papel de processos turbulentos de meso e submesoescala no sistema frontal Brasil-Malvinas. Nosso pressuposto é que ambos são importantes para explicar a distribuição de propriedades da água como T, S, nutrientes, vorticidade potencial na região, porque eles condicionam a transformação e subducção de diferentes massas de água. Usando o modelo 3-D de equações primitivas ROMS, propomos investigar e quantificar esses processos. O principal resultado esperado é um melhor entendimento do papel desempenhado pelo Atlântico Sudoeste na ventilação da termoclina e, de forma mais geral, na célula meridional termohalina do Atlântico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPET, X.; CAMPOS, E. J.; PAIVA, A. M. Submesoscale activity over the Argentinian shelf. Geophysical Research Letters, v. 35, n. 15, p. L15605, 2008. Citações Web of Science: 38.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.