Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento genético de grupos sanguíneos em doadores de sangue brasileiros: aplicações na prática transfusional

Processo: 06/02573-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Lilian Maria de Castilho
Beneficiário:Lilian Maria de Castilho
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Grupos sanguíneos  Técnicas de genotipagem  Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos  Transfusão de sangue 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alelos | Genotipagem | Genotipos | Grupos Sanguineos | Microarray | Imunohematologia

Resumo

Neste século uma nova tecnologia está gradativamente se infiltrando na medicina transfusional e complementando as técnicas sorológicas: a genotipagem de grupos sanguíneos através de uma série de métodos moleculares. O futuro dos grupos sanguíneos sem dúvida envolve a biologia molecular. Neste contexto, novos desenvolvimentos se tornam necessários para tornar possível a introdução da genotipagem de grupos sanguíneos na rotina hemoterápica bem como, a investigação de novos polimorfismos característicos de diferentes populações. A genotipagem de grupos sanguíneos pode contribuir, substancialmente, na qualidade da transfusão de sangue fenotipado, sobretudo em pacientes politransfundidos. No entanto, para se estabelecer protocolos seguros de genotipagem de grupos sanguíneos é importante realizar uma triagem sistemática dos alelos e variantes de uma determinada população para não correr o risco de obter resultados falso-positivos e falso-negativos. Um dos principais objetivos deste estudo é substituir com segurança as técnicas sorológicas atualmente empregadas nas rotinas de bancos de sangue. Embora muitos pesquisadores estejam trabalhando neste contexto, poucos dados foram publicados e a população brasileira ainda permanece um mistério quanto a sua diversidade genética de grupos sanguíneos. A tecnologia baseada em microarrays tem sido avaliada para detecção de polimorfismos de grupos sanguíneos. A esperança é que esta metodologia permita a realização da genotipagem de grupos sanguíneos em larga escala de forma automatizada e rápida e que possa ser utilizada nas rotinas dos bancos de sangue para identificação de dodaores de sangue raros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO‚ KR; GUARNIERI‚ MH; DA COSTA‚ DC; COSTA‚ FF; PELLEGRINO JR‚ J.; CASTILHO‚ L.. DNA array analysis for red blood cell antigens facilitates the transfusion support with antigen-matched blood in patients with sickle cell disease. Vox Sanguinis, v. 97, n. 2, p. 147-152, . (06/02573-4, 05/55787-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: