Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao radiografica, de torque de remocao e microscopica de enxerto osseo xenogenico e implantes de titanio em mandibula de coelhos.

Processo: 06/01545-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2006 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Osny Ferreira Júnior
Beneficiário:Osny Ferreira Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Estomatologia  Implantes dentários de titânio  Ósseointegração  Osteogênese 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enxerto Xenogenico | Implante De Titanio | Neoformacao Ossea | Osteointegracao | Estomatologia

Resumo

Nos dias atuais têm se intensificado pesquisas com materiais de enxerto em alvéolo com finalidade de manutenção do rebordo para colocação de implantes, porém, há pouca análise da interação destes materiais com a superfície do implante e a sua capacidade de osteointegração. O propósito deste trabalho é avaliar matriz óssea bovina inorgânica (Gen-Ox®) como material de enxerto em alvéolos e defeitos ósseos simulados em mandíbulas de coelhos previamente a colocação de implantes, sua interação com o implante e sua capacidade de osteointegração. A amostra constituirá-se de 55 coelhos machos da raça Nova Zelândia. Os incisivos inferiores serão extraídos e será confeccionada uma canaleta de aproximadamente 4mm de diâmetro chegando até o alvéolo em profundidade. Em um dos lados será mantido apenas com coágulo (grupo controle) e o outro lado (grupo experimental) receberá o material de enxerto proposto e membrana de cortical óssea bovina desmineralizada (Gen-Derm®). Após 60 dias serão colocados implantes de 3,3mm de diâmetro por 8 mm de comprimento (Conexão Implantes®) na região das canaletas em ambos os lados. Serão inoculados marcadores (calceína, tetraciclina e alizarina) e os animais serão mortos imediatamente, 30, 60 e 180 dias após a colocação dos implantes. A análise constituirá de medidas de torque, densidade radiográfica com radiografia digital direta, e microscópica de quantidade de tecido neoformado e restante de biomaterial e sua interação com a superfície do implante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)