Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial da transmissão da dengue e caracterização molecular dos vírus no município de São José do Rio Preto, SP

Resumo

Flavivirus são responsáveis por um grande número de doenças virais graves que são um problema de saúde pública. Dengue e febre amarela são doenças com impactos econômicos e sociais causados por este gênero. O monitoramento da circulação viral é importante na determinação da magnitude e severidade de uma epidemia e, associado às ferramentas de análise espacial, configura-se como um importante instrumento de vigilância e controle. O objetivo do trabalho é analisar espacialmente a transmissão de dengue e realizar a caracterização molecular dos vírus circulantes através de amostras positivas de sangue para dengue, mosquitos infectados capturados em residências e ovos provenientes de armadilhas de oviposição durante um período de dois anos. O estudo será realizado em São José do Rio Preto, região noroeste do estado de São Paulo, que possui comportamento endêmico para a doença. O município será dividido em três agrupamentos de setores censitários divididos segundo nível socioeconômico. Pacientes que apresentarem febre alta, artralgia, cefaléia e mialgia por mais de quatro dias terão o sangue coletado e terão o RNA viral extraído e, posteriormente, será feito o RT-PCR para Dengue (1 a 4) e Febre Amarela. As amostras positivas serão seqüenciadas na sua região NS5. Mosquitos adultos serão capturados com aspiradores manuais, acondicionados e levados ao laboratório para identificação e extração de RNA viral. Armadilhas de oviposição serão colocadas no peridomicílio das residências sorteadas e os ovos serão levados para laboratório onde serão colocados para eclosão. As larvas serão analisadas para a presença de transmissão transovariana do vírus. Os endereços dos casos humanos, dos mosquitos e ovos positivos serão colocados em um banco de dados e a análise espacial será feita pela estimação da intensidade, que analisa o comportamento dos padrões de ponto e estima a intensidade pontual do processo em toda região de estudo. As sequências de NS5 serão comparadas à base de dados GenBank e será feito o alinhamento das sequência de nucleotídeos, análise filogenética e a comparação entre os períodos do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONDINI, ADRIANO; DE MORAES BRONZONI, ROBERTA VIEIRA; PEREIRA NUNES, SILVIA HELENA; CHIARAVALLOTI NETO, FRANCISCO; MASSAD, EDUARDO; ALONSO, WLADIMIR J.; LAZZARO, EDUARDO S. M.; FERRAZ, AMENA ALCANTARA; DE ANDRADE ZANOTTO, PAOLO MARINHO; NOGUEIRA, MAURICIO LACERDA. Spatio-Temporal Tracking and Phylodynamics of an Urban Dengue 3 Outbreak in Sao Paulo, Brazil. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 3, n. 5, . (04/11098-2, 06/01070-9)
MONDINI, ADRIANO; BRONZONI, ROBERTA VIEIRA DE MORAIS; CARDEAL, IZABELA LÍDIA SOARES; SANTOS, THAYZA MARIA ISABEL LOPES DOS; LÁZARO, EDUARDO; NUNES, SILVIA HELENA PEREIRA; SILVA, GISLAINE CELESTINO DUTRA; MADRID, MARIA CAROLINA FERRARI SARKIS; RAHAL, PAULA; FIGUEIREDO, LUIZ TADEU; et al. Simultaneous infection by DENY 3 and SLEV in Brazil. Journal of Clinical Virology, v. 40, n. 1, p. 84-86, . (06/01070-9, 03/03682-3, 06/00179-7, 05/00976-1, 05/03260-7, 04/11098-2)
MONDINI‚ A.; DE MORAES BRONZONI‚ R.V.; NUNES‚ S.H.P.; NETO‚ F.C.; MASSAD‚ E.; ALONSO‚ W.J.; LÁZZARO‚ E.S.M.; FERRAZ‚ A.A.; DE ANDRADE ZANOTTO‚ P.M.; NOGUEIRA‚ M.L.. Spatio-temporal tracking and phylodynamics of an urban dengue 3 outbreak in Sao Paulo‚ Brazil. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 3, n. 5, p. e448, . (06/01070-9, 04/11098-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: