Busca avançada
Ano de início
Entree

Lesão do músculo esquelético de ratos induzida pelo veneno da Bothrops lanceolatus

Resumo

O músculo esquelético tem habilidade de regenerar-se em resposta a vários tipos de injúrias, como as provocadas por traumas físicos ou por isquemia, bem como as induzidas por venenos ou toxinas ofídicas. A regeneração inicia-se com a ativação das células satélites, que iniciam a divisão celular ainda durante o processo degenerativo. O processo de regeneração muscular é muito similar à miogênese, exceto pela infiltração de células inflamatórias no tecido lesado. As células inflamatórias, além de serem responsáveis pelo dano teçidual, são necessárias para a recuperação muscular. É previsível que o papel dos macrófagos no curso da lesão ou reparo muscular, seja mais complexo que o dos neutrófilos, já que são fontes ricas de fatores de crescimento e citocinas, radicais livres além de importante função na resposta imune celular. A presença da osteopontina no citoplasma de macrófagos infiltrantes, sugere sua participação como molécula de adesão de macrófagos nas fibras necróticas. O TNF-α tem uma participação importante na indução e manutenção da inflamação, como também, aumenta a migração de células miogênicas. Nos envenenamentos por serpentes da família Viperidae se observa necrose do tecido muscular, somada a outras alterações locais do tipo vascular, resultando em perda e função do tecido. A mionecrose induzida por estes venenos envolve uma ação direta de toxinas (miotoxinas) sobre as células musculares, além da isquemia do tecido muscular, como conseqüência do sangramento e outras alterações inflamatórias. Considerando-se as alterações teciduais observadas com o veneno de outras espécies de Bothrops, nos propomos estudar a ação do veneno de B. lanceolatus, no músculo gastrocnêmico de ratos, por meio da análise histológica ultraestrutural e imunoistoquímica, utilizando marcadores específicos, para determinar as prováveis proteínas envolvidas na evolução do processo de regeneração do músculo esquelético, após aplicação do veneno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA-SOUZA, VALERIA; CONTIN, DANIEL KISS; BONVENTI FILHO, WALDEMAR; DE ARAUJO, ALBETIZA LOBO; IRAZUSTA, SILVIA PIERRE; DA CRUZ-HOEFLING, MARIA ALICE. Osteopontin, a chemotactic protein with cytokine-like properties, is up-regulated in muscle injury caused by Bothrops lanceolatus (fer-de-lance) snake venom. Toxicon, v. 58, n. 5, p. 398-409, OCT 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.