Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de ensaios biologicos na avaliacao da qualidade da agua do rio tiete.

Processo: 05/60237-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2006 - 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Eliana Nakano
Beneficiário:Eliana Nakano
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade aguda  Indicadores biológicos  Efluentes  Monitoramento ambiental  Ecotoxicologia 

Resumo

Este projeto propõe a realização de ensaios biológicos para a avaliar o potencial de impacto das águas do Rio Tietê, no trecho do Alto Tietê, por meio da análise dos efeitos detectados em organismos indicadores. O trabalho será;desenvolvido na cidade de Suzano, SP, onde o rio sofre importante impacto do lançamento de efluentes industriais e domésticos no entorno da Estação de Tratamento de Esgotos, ETE Suzano, da Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo. Na avaliação da toxicidade aguda, serão empregados o microcrustáceo Daphnia similis, o caramujo de água doce Biomphalaria glabrata e a bactéria luminescente Vibrio fischeri. O teste do letal dominante em Biomphalaria glabrata e o teste do micronúcleo em células de hamster chinês serão usados na avaliação do potencial mutagênico in vivo e in vitro, respectivamente. Amostras de água, de afluentes e efluentes da ETE serão avaliadas, levando em conta, também, o efeito do tratamento biológico sofrido pelos afluentes após a passagem pela Estação de Tratamento de Esgotos de Suzano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TALLARICO, LENITA DE FREITAS; BORRELY, SUELI IVONE; HAMADA, NATALIA; GRAZEFFE, VANESSA SIQUEIRA; OHLWEILER, FERNANDA PIRES; OKAZAKI, KAYO; GRANATELLI, AMANDA TOSATTE; PEREIRA, IVANA WUO; DE BRAGANCA PEREIRA, CARLOS ALBERTO; NAKANO, ELIANA. Developmental toxicity, acute toxicity and mutagenicity testing in freshwater snails Biomphalaria glabrata (Mollusca: Gastropoda) exposed to chromium and water samples. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 110, p. 208-215, . (05/60237-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.