Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnosticos de enfermagem e validacao das intervencoes em pacientes diabeticos.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo exploratório que utilizará como método de investigação o estudo de casos múltiplos. Este estudo tem como objetivos identificar os diagnósticos de enfermagem em pacientes diabéticos, e validar as intervenções de enfermagem propostas pela Classificação da NIC - Nursing Interventions Classifications para os diagnósticos de enfermagem predominantes. O estudo será realizado no Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos (CEEAI), SP vinculado ao DEGE da EERP-USP, que conta com 54 adultos diabéticos cadastrados. Será construído um instrumento de coleta de dados com base no referencial da Teoria de Autocuidado de Orem. Para os diagnósticos de enfermagem que obtiverem a freqüência dual ou maior que 50% serão propostas intervenções conforme a classificação de intervenções de enfermagem (NIC) em uma escala tipo likert que será avaliada por peritos em diabetes mellitus. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em pesquisa da EERP -USP, atendendo a Resolução n° 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLA REGINA DE SOUZA TEIXEIRA; MARIA LÚCIA ZANETTI; MARTA CRISTIANE ALVES PEREIRA. Perfil de diagnósticos de enfermagem em pessoas com diabetes segundo modelo conceitual de Orem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, n. 4, p. -, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.