Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao do virus epstein-barr (ebv) por meio da tecnica de hibridizacao in situ em lesoes sugestivas de leucoplasia pilosa.

Processo: 05/59656-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2006 - 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marina Helena Cury Gallottini
Beneficiário:Marina Helena Cury Gallottini
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de diagnóstico molecular  Herpesvirus humano 4  Hibridização in situ  Leucoplasia pilosa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnostico Histopatologico | Diagnostico Molecular | Ebv | Hibridizacao In Situ | Leucoplasia Pilosa

Resumo

O vírus Epstein-Barr (EBV) é um herpes vírus humano que estabelece infecção persistente e está associado com várias doenças, como mononucleose infecciosa, linfomas, carcinoma de nasofaringe e leucoplasia pilosa, afetando principalmente pacientes imunossuprimidos. A leucoplasia pilosa é uma lesão epitelial associada ao EBV que ocorre principalmente nas bordas laterais de língua. É comum em indivíduos infectados pelo HIV e em pacientes que recebem medicações imunossupressoras. O diagnóstico correto da lesão é de extrema importância na medida em que representa um sinal de agravamento no quadro imunológico dos pacientes afetados. Histopatológicamente, a leucoplasia pilosa é caracterizada por hiperparaqueratose, acantose, células semelhantes a coilócitos e discreto ou nenhum infiltrado inflamatório. Essas características não são patognomônicas, sendo necessária a detecção do EBV para o diagnóstico final de acordo com vários autores. O objetivo desse estudo é verificar a presença do EBV, por meio da técnica de hibridização in situ, em lesões diagnosticadas histopatologicamente como sugestivas de leucoplasia pilosa no Serviço de Patologia Cirúrgica da Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP no período de 1984 até 2005 e comparar esses resultados com algumas características histológicas presentes na lesão. A importância desse estudo será o estabelecimento de um padrão para o diagnóstico da leucoplasia pilosa no Serviço de Patologia Cirúrgica da FOUSP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)