Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interacao de celulas dendriticas com conideos de fonsecaea pedrosoi.

Processo: 05/58753-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Sandro Rogerio de Almeida
Beneficiário:Sandro Rogerio de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células dendríticas  Resposta imune  Micologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Dendriticas | F Pedrosoi | Micologia | Resposta Imune Celular

Resumo

A cromoblastomicose é uma micose subcutânea de evolução lenta, crônica, adquirida através de ferimentos com plantas ou qualquer corpo estranho que veicule os diversos agentes etiológicos, pois estes estão dispersos no meio ambiente. Com a penetração do fungo no tecido inicia-se um processo de infecção micótica com erupção de pápulas, verrugas ou nódulos que posteriormente podem ulcerar, a localização geralmente é podal, podendo acometer também membros superiores. Diversos esquemas terapêuticos já foram utilizados, mas poucos são os relatos de cura. Acredita-se que a resposta imune celular é a mais importante durante a evolução da doença. Portanto tendo em vista a importância dessa micose em nosso pais, esse trabalho pretende investigar a interação de células dendríticas com conideos do fungo F. pedrosoi com o intuito de contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos envolvidos no início da ativação da resposta imune na cromoblastomicose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUSA, M. GLORIA; GHOSN, E. EID BOU; NASCIMENTO, R. CICIRO; BOMFIM, G. FACCHIOLI; NOAL, V.; SANTIAGO, K.; PEDROZO E SILVA AZEVEDO, C. DE MARIA; MARQUES, S. GARCIA; GONCALVES, A. GUEDES; LIMA SANTOS, D. WAGNER DE CASTRO; et al. Monocyte-derived dendritic cells from patients with severe forms of chromoblastomycosis induce CD4(+) T cell activation in vitro. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 156, n. 1, p. 117-125, . (05/58753-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: