Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos cineticos e fotoquimicos de compostos de ru(ii) com ligantes bipiridinicos e bifosfinicos, formula geral [rucl2(p-p)n-n)] p-p=bifosfinas e n-n=n-heterociclicos biodentados.

Processo: 05/53008-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2005 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Alzir Azevedo Batista
Beneficiário:Alzir Azevedo Batista
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fotoquímica  Bifosfina  Cinética  Catálise  Rutênio 

Resumo

Pretende-se realizar estudos cinéticos e fotoquímicos de complexos de Ru(II), de fórmula geral cis-[RuCl2(P-P)(N-N)], onde P-P =1,4-bis(difenilfosfina)butano, 1,2-bis(diciclohexil)etano e N-N = 2,2'-bipiridina, 1,10-fenantrolina ou 2,2'-dipiridilamina. No estudo cinético serão avaliadas reações destes complexos com ligantes N-Heterocíclicos, tipo piridina, 4-picolina, cianopiridina, etc., com o objetivo de verificar e quantificar a velocidade de saída do(s) cloro(s) da esfera de coordenação do centro metálico. Neste caso tentar-se-á verificar a existência (ou não) de uma espécie intermediária pentacoordenada, durante o processo de substituição do(s) cloro(s) pelos ligantes substituintes, o que permitirá escrever uma lei de velocidade para o processo. Complexos de rutênio (II) com ligantes bipiridínicos e bifosfínicos em sua esfera de coordenação tem se mostrado eficientes em processos catalíticos e footocatalíticos. Isto já foi observado em nosso laboratório, onde os complexos cis e trans-[RuCl2(dppb)(bipv)] apresentam atividade catalítica na epoxidação e hidrogenação de substratos orgânicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)