Busca avançada
Ano de início
Entree

Conexoes eferentes dos nucleos mediais da area tegmental ventral no rato.

Processo: 05/51607-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Sara Joyce Shammah-Lagnado
Beneficiário:Sara Joyce Shammah-Lagnado
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estriado ventral  Marcadores do trato nervoso  Dopamina  Córtex pré-frontal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Area Tegmental Ventral | Cortex Pre-Frontal | Dopamina | Estriado Ventral | Sistema Mesolimbico | Tracadores Neuronais

Resumo

A área tegmental ventral (VTA), definida como o território do mesencéfalo ventral que alberga o grupamento dopaminérgico A10, é geralmente considerada como uma entidade. Estudos citoarquitetônicos, imuno-histoquímicos, hodológicos, e funcionais revelam, entretanto, heterogeneidades regionais no seio da VTA. Assim, foram identificados na VTA cinco núcleos com características morfo-funcionais distintas, os núcleos rostral linear (RLi), caudal linear (CLi), interfascicular (IF), parabraquial pigmentoso (PBP) e paranigral (PN). Dados recentes de nosso laboratório reforçam esta noção. Em particular, em um estudo de dupla marcação combinando transporte retrógrado de Fluoro-Gold com imunofluorescência para tirosina hidroxilase, Hasue e Shammah-Lagnado (2002) observaram no rato que o RLi envia projeções dopaminérgicas escassas para o accumbens, o núcleo amigdalóide central e o núcleo intersticial da estria terminal, e que esses territórios prosencefálicos, em contrapartida, recebem aferências dopaminérgicas proeminentes do Cli e IF. Os resultados Santiago e Shammah-Lagnado (2005) sugerem ainda que os núcleos laterais da VTA e o CLi, mas não o RLi, contribuem para o denso plexo dopaminérgico que reveste o córtex entorrinal rostral e a área de transição amígdalo-piriforme (Fallon et al., 1978). Dando continuidade ao estudo da circuitaria da VTA, e visando esclarecer possíveis especificidades anátomo-funcionais deste sistema, propomos neste projeto investigar de forma sistemática as conexões eferentes dos núcleos mediais da VTA pela técnica de rastreamento anterógrado da leucoaglutinina do Phaseolus vulgaris. Este estudo sem dúvida contribuirá para o esclarecimento das bases neuroanatômicas da participação dos grupamentos do mesencéfalo ventral nas esferas motora, cognitiva e afetivo-emocional e para uma melhor compreensão de quadros neurológicos e neuropsiquiátricos associados a disfunções desta circuitaria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, LUCIANO; NOGUEIRA, MARIA INES; SHAMMAH-LAGNADO, SARA JOYCE; METZGER, MARTIN. Prefrontal afferents to the dorsal raphe nucleus in the rat. Brain Research Bulletin, v. 78, n. 4-5, p. 240-247, . (06/53068-8, 04/06790-4, 05/51607-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: