Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da excreção genital do HIV-1 em mulheres menopausadas e em idade fértil

Processo: 05/50182-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Aluisio Augusto Cotrim Segurado
Beneficiário:Aluisio Augusto Cotrim Segurado
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças sexualmente transmissíveis  AIDS  HIV  Idosos  Mulheres  Menopausa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Excrecao Genital | Hiv | Idosos | Menopausa | Mulher

Resumo

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença retroviral causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV-1). A epidemia de AIDS afeta principalmente adultos jovens, no entanto tem ocorrido aumento do número de casos em idosos, representando cerca de 9% de todas as novas infecções. A AIDS está se tornando mais frequente principalmente em mulheres idosas, as quais representam cerca de 32% de todos os casos de pacientes nesta faixa etária. A via de transmissão heterossexual corresponde à cerca de 66% dos casos, podendo-se pressupor que relações sexuais sem o uso do preservativo pela ausência de risco de gravidez seja a principal forma de contaminação em pacientes acima de 50 anos. A fragilidade da mucosa vaginal decorrente da diminuição dos níveis de estradiol durante o climatério e menopausa é um fator importante a ser considerado no aumento da probabilidade de infecção em idosas. Com a diminuição da espessura da superfície mucosa, há aumento da probabilidade tanto para aquisição do HIV quanto para a sua transmissão sexual. A presença de doenças sexualmente transmissíveis também estão relacionadas ao aumento da carga viral do HIV na região genital. Objetivos. Caracterizar a excreção genital do HIV-1 em mulheres menopausadas comparando-se com àquelas em idade fértil através da quantificação do RNA do HIV-1 em lavado cervicovaginal. Correlacionar os achados quantitativos de excreção genital do HIV-1 com a carga viral plasmática, linfócitos CD4+ no sangue periférico e a presença de infecção ou inflamação genital. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, KELI CARDOSO; MELO, MURILO REZENDE; RICCI, BRUNO VITA; SEGURADO, ALUISIO COTRIM. Correlates of human immunodeficiency virus cervicovaginal shedding among postmenopausal and fertile-aged women. MENOPAUSE-THE JOURNAL OF THE NORTH AMERICAN MENOPAUSE SOCIETY, v. 19, n. 2, p. 150-156, . (05/50182-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: