Auxílio à pesquisa 04/15729-7 - Chlamydophila pneumoniae, Sorologia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da prevalencia da chlamydia pneumoniae e mycoplasma pneumoniae em diferentes formas de apresentacao da doenca coronaria obstrutiva.

Processo: 04/15729-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:José Carlos Nicolau
Beneficiário:José Carlos Nicolau
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Chlamydophila pneumoniae  Sorologia  Mycoplasma pneumoniae 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chlamydia Pneumoniae | Doenca Coronaria Obstrutiva | Mycoplasma Pneumoniae | Sorologia

Resumo

Vários estudos têm mostrado a participação da Chlamydia pneumoníae (Cp) como fator de risco para a Doença Aterosclerótica, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral. Durante evento coronário isquêmico agudo, estudos recentes demonstraram a presença de outro microorganismo, identificado como sendo o Mycoplasma pneumoníae (Mp), no processo inflamatório da placa de ateroma. Este último agente apresenta características interessantes, como ausência de parede externa e capacidade de ativar macrófagos e induzir a produção de citocinas. Além disso, comporta-se como um super-antígeno e necessita do colesterol para sobreviver, já que sua membrana é constituída desse lipídio. Assim, propõe-se que o Mp funcionaria como um "gatilho" para a ação patogênica da Cp. O objetivo primário deste estudo prospectivo e consecutivo, é o comparar a resposta sorológica Anti-Cp e Anti-Mp em três grupos de pacientes portadores de IAM, Angina Instável e Aterosclerose Coronária Crônica Estável, e um grupo de indivíduos saudáveis que servirão como Controles. Cada grupo será composto de 30 indivíduos, sendo esperado diferenças significativas nos títulos de anticorpos, nos diferentes grupos analisados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)