Busca avançada
Ano de início
Entree

Polios tonsilares com componentes fibroso, linfoide e linfagiomatoso - estudo histologico e imunoistoquimico.

Resumo

Tumores benignos de tonsilas palatinas, além dos papilomas escamosos, são infreqüentes e raramente estudados. Entre os tumores benignos descritos estão entidades bem conhecidas, como lipomas, cistos dermóides e hemangiomas e outras lesões não bem definidas, denominadas de pólipos hamartomatosos, linfóides, fibrosos e linfangiomatosos. Grande parte do conhecimento sobre estas lesões polipóides não bem definidas advém apenas de relatos de casos e é possível que se tratem de uma única entidade, em diferentes etapas evolutivas. O objetivo do trabalho é avaliar e comparar a arquitetura dos pólipos com a da tonsila palatina através de estudos histológico e imunoistoquímico, com a finalidade de fornecer informações sobre a constituição celular e natureza destas lesões. O estudo será realizado em 18 pólipos tonsilares e 36 tonsilas palatinas cirurgicamente removidas por motivo não neoplásico, todos pertencentes e selecionados do arquivo de Patologia Cirúrgica do Departamento de Anatomia Patológica. As secções histológicas coradas por hematoxilina-eosina de cada pólipo e tonsila palatina serão re-examinadas e um bloco de cada caso será escolhido para os estudo imunoistoquímico, através da técnica EnVision-peroxidase. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO, ICLEIA; COSTA, ANA FLAVIA; MARTINS, MARILIA TRIERVEILER; FURUSE, CRISTIANE; DE ARAUJO, VERA CAVALCANTI; ALTEMANI, ALBINA. Immunohistochemical study of stromal and vascular components of tonsillar polyps: high endothelial venules as participants of the polyp's lymphoid tissue. Virchows Archiv, v. 459, n. 1, p. 65-71, JUL 2011. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.