Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação do sistema calicreína-cininas e de seus receptores, influência de glicosaminoglicanos, inibidores e doenças neurodegenerativas

Resumo

As proteases têm diversas ações nos processos biológicos normais e no desenvolvimento de inúmeras doenças. A ação das proteases pode ser modulada por componentes da matriz extracelular como glicosaminoglicanos e controlada pela formação de complexos com inibidores proteicos. Um de nossos interesses tem sido estudar alguns eventos dos quais essas enzimas participam, como na coagulação sanguínea e na fibrinólise, no sistema calicreína-cininas e na apoptose. Agora, pretendemos ver a influência de glicosaminoglicanos na ativação do sistema calicreína-cininas em culturas de células endoteliais, e o efeito da doença de Alzheimer na quantidade e distribuição de receptores B1 e B2 de cininas em encéfalo de ratos, em um modelo experimental para a doença. Além disso, iremos testar os inibidores de calicreína plasmática, plasmina, fator XII e elastase, extraídos de sementes de Caesalpinia echinata, num modelo de infarto, possibilitando avaliar a influência de diferentes proteases na morte celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ-SILVA, ILANA; NUNES, VIVIANE ABREU; GOZZO, ANDREZZA JUSTINO; PRAXEDES-GARCIA, PRISCILA; TANAKA, APARECIDA SADAE; SHIMAMOTO, KAZUAKI; ARAUJO, MARIANA SILVA. Protease Inhibitors Extracted from Caesalpinia echinata Lam. Affect Kinin Release during Lung Inflammation. PULMONARY MEDICINE, . (01/02457-0, 04/11015-0, 07/55496-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.