Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidades do Atlântico Sul: conexões com a circulação termohalina e o clima na América do Sul (VARIAS 2)

Resumo

Experimentos numéricos com modelos acoplados oceano-atmosfera e dados observacionais serão utilizados na investigação dos mecanismos físicos que regem os modos interanuais e decadais de variabilidades climáticas no Atlântico Sul e de suas teleconexões com variabilidades em outras regiões do planeta. Em particular, pretende-se investigar as correlações entre o modo dipolar de anomalias de temperatura da superfície do mar no Atlântico Sul e variabilidades em duas áreas: a região de formação de águas profundas no Atlântico Norte e a zona de convergência atmosférica sobre o Brasil (Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS). Conexões entre o Atlântico Sul e essas duas regiões foram observadas em resultados de projetos anteriores, financiados pela FAPESP. Além dessas teleconexões, outro objetivo do presente projeto será o estudo do impacto das anomalias de TSM sobre a célula de circulação rasa do Atlântico Subtropical Sul. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMAYO‚ R.; CAMPOS‚ E.J.D. Application of wavelet transform in the study of coastal trapped waves off the west coast of South America. Geophysical Research Letters, v. 33, n. 22, p. L22601, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.