Busca avançada
Ano de início
Entree

Gênese e significado da tecnociência: das relações entre ciência, tecnologia e sociedade

Processo: 07/53867-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2008 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Pablo Rubén Mariconda
Beneficiário:Pablo Rubén Mariconda
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Marcos Barbosa de Oliveira ; Plinio Junqueira Smith
Auxílios(s) vinculado(s):11/51076-1 - Pablo Julio Lorenzano | Universidad Nacional de Quilmes - Argentina, AV.EXT
10/52005-8 - Hugh Lacey | Swarthmore College - Estados Unidos, AV.EXT
10/50587-0 - Terry Shinn | Maison des Sciences de l'Homme Paris - França, AV.EXT
+ mais auxílios vinculados 10/50586-3 - Anne Marcovich | Maison des Sciences de l'Homme Paris - França, AV.EXT
10/50133-9 - Otávio Bueno | University of Miami - Estados Unidos, AV.EXT
09/54687-1 - Michel Paty | Centre National de la Recherche Scientifique - França, AV.EXT
09/54686-5 - Kenneth Liberman | University of Oregon - Estados Unidos, AV.EXT
09/50516-8 - José Luís Garcia | Universidade de Lisboa - Portugal, AV.EXT
08/57170-7 - Hugh Lacey | Swarthmore College - Estados Unidos, AV.EXT
08/55115-9 - Terry Shinn | Maison des Sciences de l'Homme Paris - França, AV.EXT
08/54978-3 - Anne Marcovich | Maison des Sciences de l'Homme Paris - França, AV.EXT
08/53449-7 - Fernando Tula Molina | Universidad Nacional de Quilmes - Argentina, AV.EXT - menos auxílios vinculados
Bolsa(s) vinculada(s):11/10758-2 - Dos valores às métricas: sobre os critérios quantitativos nas avaliações da produção científica, BE.PQ
08/07504-6 - O commons intelectual e o mercado, BP.MS
08/54887-8 - Crítica fenomenológica ao objetivismo científico, BP.PD
Assunto(s):História da ciência  Filosofia da ciência  Tecnologia 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Excellence...sciences_ushHLEH_60_61.pdf

Resumo

O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2008-2011, é investigar criticamente os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, quer sustentado por indivíduos, quer incorporado em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em dois conjuntos de investigações. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da pesquisa científica; o segundo trata de aspectos centrais do desenvolvimento histórico da tecnociência. Dentre as questões investigadas no primeiro conjunto encontram-se: a) as mudanças que ocorreram em décadas recentes nos modos de produção social do conhecimento tecnocientífico com o aumento do financiamento privado (e diminuição do financiamento público) da pesquisa científica; b) o modo pelo qual essas mudanças afetam o status dos valores de objetividade, neutralidade e autonomia a qual a comunidade científica tradicionalmente adere; c) a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; d) problemas teóricos (artificial-natural, identidade biológica etc.) e práticos (crítica ética, proposta de alternativas etc.) da biotecnologia atual; e) a relevância de alternativas às práticas tecnocientíficas (por exemplo, Agroecologia) - e o papel da bioética e de abordagens influenciadas pelo "princípio de precaução" - para a avaliação do significado dessas mudanças. As investigações do segundo conjunto incluem: a) a idéia do "controle da natureza" e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna; b) as relações entre a Ciência e a Tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas idéias mecanicistas. As ligações entre ambos os grupos de investigações serão reforçadas pelo uso de um modelo de atividade científica, amplamente discutido e aceito pelos membros da equipe de pesquisa, que identifica as relações mutuamente reforçadoras que existem entre a adoção, na pesquisa, de estratégias metodológicas particulares e a sustentação de valores éticos e sociais particulares. O segundo objetivo do projeto, não menos importante, é prático: planejar uma série de eventos e publicações, reunindo para uma discussão construtiva e racional cientistas, filósofos e cientistas sociais brasileiros (e de outros Países) de abordagens metodológicas e perspectivas éticas divergentes, de modo a assegurar que um amplo leque de pontos de vista seja considerado nas investigações, e explorar como os resultados obtidos podem ter um impacto positivo na pesquisa científica, no ensino de Ciências e na educação superior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARCOS BARBOSA. On the Commodification of Science: The Programmatic Dimension. SCIENCE & EDUCATION, v. 22, n. 10, SI, p. 2463-2483, OCT 2013. Citações Web of Science: 6.
LACEY, HUGH; MARICONDA, PABLO R. The eagle and the starlings: Galileo's argument for the autonomy of science-how pertinent is it today?. STUDIES IN HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE, v. 43, n. 1, p. 122-131, MAR 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.