Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da acurácia das estimativas de posicionamento do nível freático e dos teores de umidade do solo com o emprego dos métodos de sísmica de refração rasa e georradar a partir de um estudo no Campus da USP, São Paulo - SP

Resumo

O projeto de pesquisa visa estudar a acurácia das estimativas de posicionamento do nível freático e dos teores de umidade dos solos a partir dos métodos de sísmica de refração rasa e georadar (GPR - ground penetrating radar) em área de estudos hidrogeológicos no campus da USP, São Paulo. Serão realizados ensaios no decorrer de um ano (3 etapas) abrangendo os períodos de estiagem e de chuvas. Buscar-se-á observar o quanto as variações pluviométricas sazonais e as características granulométricas dos horizontes superficiais podem alterar ou falsear essas determinações, e neste caso, avaliar a grandeza dos erros envolvidos. Também serão realizados estudos de modelamento da resposta do sinal de radar a partir de simulações de variações nos teores de umidade e espessura da zona vadosa. Tratando-se de métodos que se utilizam de princípios físicos diferentes (propagação de ondas elásticas e ondas eletromagnéticas) deverá ser também analisado o quanto os resultados obtidos com um e outro método não traduzem informações hidroqeolóqicas distintas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANUELLE SANTOS GÓIS PAIXÃO; RENATO LUIZ PRADO; LILIANA ALCAZAR DIOGO. Análise do emprego do GPR para estimar o teor de umidade do solo a partir de um estudo na cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Geofísica, v. 24, n. 2, p. 189-198, Jun. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.