Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento expectante versus cirurgia de alta frequencia para mulheres com nic 2.

Resumo

O objetivo deste estudo será comparar o tratamento expectante com a cirurgia de alta freqüência (CAF) no tratamento da lesão de alto grau (NIC 2) do colo do útero. Será um ensaio clínico randomizado e controlado. A amostra será selecionada no Serviço de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, São Paulo. Serão 90 mulheres com diagnóstico histológico de NIC 2, alocadas em dois grupos de 45. As mulheres serão acompanhadas a cada 03 meses durante 12 meses, com citologia e colposcopia. Naquelas com lesão persistente por mais de doze meses, será realizado tratamento adequado (cirurgia de alta freqüência) independente do grupo em que está alocada. Ao final do estudo será avaliado o tempo de regressão (negativação da citologia e da colposcopia) ou progressão da lesão de NIC 2 (para NIC 3 ou carcinoma invasivo) nos dois tipos de tratamento. Será detectada a proteína p16INK4a por imunohistoquímica como marcador de recidiva e progressão da lesão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES, ANA CLAUDIA; ZEFERINO, LUIS CARLOS; SYRJANEN, KARI JUHANI; FERNANDES BRENNA, SYLVIA MICHELINA. Short-term Outcome of Cervical Intraepithelial Neoplasia Grade 2: Considerations for Management Strategies and Reproducibility of Diagnosis. ANTICANCER RESEARCH, v. 30, n. 6, p. 2319-2323, JUN 2010. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.