Busca avançada
Ano de início
Entree

Anisotropias magneticas e magnetismo de rocha aplicados nos enxames de diques maficos de salvador(ba) e lavras (mg): craton do sao francisco.

Processo: 03/08069-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2004 - 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Maria Irene Bartolomeu Raposo
Beneficiário:Maria Irene Bartolomeu Raposo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enxame de diques  Cráton São Francisco 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anisotropias Magneticas | Craton Do Sao Francisco | Enxame De Diques | Magnetismo De Rocha | Tramas Magneticas

Resumo

Esta pesquisa destina-se a estudar os enxames de diques máficos que ocorrem nas regiões de Salvador (BA) e de Lavras (MG) à luz dos métodos de anisotropias magnéticas e de magnetismo de rocha, visando determinar o fluxo magmático nesses corpos assim como obter informações sobre o posicionamento relativo entre fonte(s) e fraturas. Para tanto, pretende-se; (i) determinar as anisotropias magnéticas dos diques; além de realizar um estudo detalhado de magnetismo de rocha associado a análises petrográficas com intuito de identificar os minerais responsáveis pelas anisotropias magnéticas; (ii) determinar as idades radiométricas dos enxames pelo método 40Ar/39Ar tendo em vista as diferentes direções de magnetização encontradas nos dois enxames. As tramas magnéticas, assim como as propriedades magnéticas e as idades, obtidas para os diques de Salvador e de Lavras serão comparadas com as tramas magnéticas de outros enxames de diques máficos do Craton do São Francisco já analisados. Dessa forma, pretende-se associar os resultados obtidos através de medidas de anisotropias magnéticas nos diferentes enxames de diques aflorantes no Craton com os dados geocronológicos, geoquímicos e paleomagnéticos existentes, na tentativa de estabelecer as posições, no tempo e no espaço, das fonte(s) geradora(s) dos enxames de diques inseridos no Craton durante o tempo geológico, propiciando um melhor conhecimento sobre os processos tectônicos atuantes no Precambriano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAPOSO‚ M.I.B.; D’AGRELLA-FILHO‚ M.S.; PINESE‚ J.P.P.. Magnetic fabrics and rock magnetism of Archaean and Proterozoic dike swarms in the southern São Francisco Craton‚ Brazil. TECTONOPHYSICS, v. 443, n. 1, p. 53-71, . (03/08069-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: