Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao clinica e microbiologica do fluido cervical e da saliva de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo ii.

Resumo

O diabetes mellitus é um grupo de desordens crônico-degenerativa caracterizadas por secreção de insulina deficiente ou desenvolvimento no organismo, de resistência à mesma. Na cavidade bucal, as manifestações clínicas mais freqüentes do diabetes são diminuição do fluxo salivar, aumento da severidade da doença periodontal e infecções oportunistas como a candidiase. Levando em consideração aspectos metabólicos do diabetes, como o não controle, a duração da doença, as complicações orgânicas provenientes da mesma e o grau de acometimento periodontal, o diabetes mellitus representa um risco para a doença periodontal. Não se sabe ainda se tal fato está relacionado com a dificuldade cicatricial ou se está associada com outras complicações. Dessa forma, parece oportuno avaliar as possíveis interações microbianas e clínicas decorrentes da presença, no fluido cervical, de bactérias periodontopatogênicas e identificação, na saliva, de biótipos de Candida spp em diabéticos tipo II e em pacientes não diabéticos, antes e após tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIA CRISTINA VOLPATO; JULIANA RICO PIRES; ISIS DO ROSÁRIO DA COSTA MARTINEZ; SILVANA REGINA PEREZ ORRICO; MARCIANO PIRES DA COSTA; DENISE MADALENA PALOMARI SPOLIDÓRIO; ANDRÉA GONÇALVES. Prevalência de Candida spp. durante o exame radiográfico em pacientes diabéticos. Rev. odontol. UNESP, v. 42, n. 1, p. 13-19, . (99/03026-1, 03/00890-4, 04/10589-2, 05/00987-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.