Auxílio à pesquisa 03/00220-9 - Traumatismos da medula espinal, Engenharia de reabilitação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementacao de um sistema de geracao de marcha para pacientes com lesoes medulares.

Processo: 03/00220-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Aparecido Augusto de Carvalho
Beneficiário:Aparecido Augusto de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal  Engenharia de reabilitação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia De Reabilitacao | Geracao De Marcha | Lesao Medular | Muleta Instrumentada | Neuroestimulador | Takagi-Sugeno

Resumo

Será desenvolvido um sistema portátil e telemétrico visando à geração de marcha em pacientes com lesões medulares. Será implementado um estimulador neuromuscular funcional microcontrolado, com os parâmetros das formas de ondas ajustáveis através de um microcomputador com o auxílio de um programa em LabVIEW. Um sistema constituído por eletrogoniômetros, circuitos de condicionamentos de sinais e um programa em LabVIEW será desenvolvido visando monitorar os ângulos das principais articulações dos membros superiores e inferiores do paciente. Fará parte do sistema proposto um sistema desenvolvido, em etapa anterior, que permite o monitoramento informatizado dos esforços exercidos pelos membros superiores e inferiores de um paciente. O algoritmo de controle necessário para controlar a marcha do paciente será implementado, a princípio, com modelos fuzzy Takagi-Sugeno e o projeto será baseado em desigualdades lineares matriciais (em Inglês, LMI, Linear Matrix Inequalities). Este modelo de projeto tem despertado um crescente interesse na literatura especializada. Não há relato de sua utilização em sistemas de geração de marcha para pacientes com lesões medulares. O sistema de controle será implementado em malha fechada tendo como realimentação os sinais de forças dos membros superiores e inferiores e os sinais oriundos dos eletrogoniômetros e como saída os parâmetros de estimulação. O sistema a ser implementado será aplicado em um paciente com lesão medular incompleta e em um com lesão medular completa. Não há relato, na literatura especializada, de um sistema com características similares às do proposto neste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NETO‚ H.S.; MARTINS‚ A.J.; MINATEL‚ E.; MARQUES‚ M.J.. Axonal sprouting in mdx mice and its relevance to cell and gene mediated therapies for Duchenne muscular dystrophy. Neuroscience Letters, v. 343, n. 1, p. 67-69, . (03/00220-9, 01/00570-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: