Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhorias da descrição de parâmetros de superfície e de vegetação da região Nordeste do Brasil para utilização em modelos meteorológicos e hidrológicos

Resumo

Os modelos meteorológicos acoplados utilizados no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) necessitam da representação da variabilidade espacial do solo e da vegetação, o que requer a adaptação de uma base de dados mais detalhada e com parâmetros que representem de modo mais acurado as propriedades físicas do solo e a distribuição dos tipos de vegetação. Nesse contexto, é objetivo deste projeto elaborar um mapa atualizado da vegetação, incluindo mudanças dos usos da terra, para a região do Nordeste do Brasil, mais as partes norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, integrantes da região de abrangência da antiga Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), pelo processamento de imagens de sensores orbitais de alta resolução espacial e da integração de dados digitais de uso/cobertura da terra. O mapa deverá ser adequado aos modelos meteorológicos e hidrológicos operacionais do Cptec e de vários outros centros meteorológicos estaduais. Essa atualização dos parâmetros de superfície irá permitir o estudo de possíveis mudanças do balanço de energia à superfície e as circulações locais e regionais sobre o Nordeste decorrentes das mudanças dos usos da terra e, de modo mais geral, para verificação posterior do impacto da melhoria da representação de vegetação nos modelos de previsão de tempo, clima e água no solo para a região. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREIA, F. W. S.; ALVALA, R. C. S.; MANZI, A. O. Modeling the impacts of land cover change in Amazonia: a regional climate model (RCM) simulation study. THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY, v. 93, n. 3-4, p. 225-244, AUG 2008. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.