Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de genótipos resistentes e extratos vegetais sobre Bemisia tabaci (Genn.) biótipo B em tomateiro

Resumo

O presente trabalho de pesquisa terá por objetivo avaliar em laboratório e casa-de-vegetação o efeito de extratos de plantas inseticidas e genótipos resistentes de tomateiro no controle de B. tabaci biótipo B. O trabalho constará de duas etapas: na primeira, seis genótipos de tomateiro resistentes (LA0716, LA1584, LA371, PI127826, PI134417, PI134418) e um genótipo suscetível (Santa Clara) serão avaliados quanto a não-preferência para oviposição e não-preferência para alimentação, a fim de selecionar três genótipos com os maiores níveis de resistência. Na segunda etapa, a oviposição e biologia do inseto serão novamente avaliados nos três genótipos selecionados, juntamente com o Santa Clara; porém nesta fase, extratos aquosos de Trichilia pallida (folhas e ramos) e Azadirachta indica (sementes) serão pulverizados sobre populações de insetos provenientes de cada um dos genótipos, visando constatar a ocorrência ou não de interação das duas táticas de controle da mosca-branca. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDIN, E. L. L.; VENDRAMI, J. D.; LOURENÇÃO, A. L. Resistência de genótipos de tomateiro à mosca-branca Bemisia tabaci (Genn. ) biótipo b (Hemiptera: Aleyrodidae). Neotropical Entomology, v. 34, n. 3, p. 435-441, May-Jun. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.