Busca avançada
Ano de início
Entree

As praticas de enfermagem desenvolvidas com sujeitos psicoticos em tratamento em servicos-dia: problemas, contradicoes, dilemas e perspectivas.

Processo: 01/14284-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2002 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Débora Isane Ratner Kirschbaum Nitkin
Beneficiário:Débora Isane Ratner Kirschbaum Nitkin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental 

Resumo

Com a reestruturação da Atenção Psiquiátrica, os serviços e o processo de trabalho em saúde mental vêm passando por importantes transformações, expressas, particularmente, no modo de estruturação do trabalho realizado pelo pessoal de enfermagem nos chamados serviços-dia. Através de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, cujo referencial teórico é a psicanálise, tem-se como objetivos: caracterizar o cuidado em saúde mental realizado por profissionais e trabalhadores de enfermagem junto aos pacientes psicóticos que freqüentam o CAPS - Estação, serviço-dia do município de Campinas-SP; identificar as formas adotadas pelos profissionais no manejo de situações que envolvem a realização do cuidado em saúde mental, bem como detectar os impasses, dilemas e problemas que emergem da realização do cuidado aos sujeitos psicóticos. A coleta de dados será realizada por meio de observação participante, pesquisa documental e entrevistas e a análise dos dados consistirão na Análise de Conteúdo (temática). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)