Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia de lesoes gastricas em caes e suas correlacoes com os niveis de gastrina, pepsinogenio e a presenca de helicobacterias.

Processo: 01/02713-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2001 - 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Armen Thomassian
Beneficiário:Armen Thomassian
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gastrina  Estômago  Helicobacter  Cães  Gastroscopia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Estomago | Gastrina | Gastroscopia | Helicobacter | Pepsinogenio

Resumo

Devido à recente introdução da gastroscopia na prática da clínica de pequenos animais, as informações sobre a etiopatogenia das alterações gastrointestinais ainda são deficitárias. Em seres humanos o Helicobacter pylori, é considerado o principal agente etiológico no desenvolvimento de gastrites, úlceras e neoplasias; em cães o papel das helicobactérias no desenvolvimento de lesões gástricas não está bem definido. O aumento nos níveis séricos de gastrina e pepsinogênio vem sendo investigado em seres humanos, na expectativa de se definiram possível indicador do grau de integridade da mucosa gástrica uma vez que estas alterações foram observadas em pacientes portadores de úlceras e, infectados por Helicobacter pylori. Frente a estas deficiências, o presente trabalho tem como objetivo determinar a prevalência de lesões gástricas macroscópicas e microscópicas em cães, classificá-las e correlacioná-las à presença de helicobactérias, e aos níveis séricos de gastrina e pepsinogênio. Para tanto, serão utilizados 44 (quarenta e quatro) cães provenientes do Canil Central do Campus de Botucatu. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)