Busca avançada
Ano de início
Entree

Reuso de agua residuaria tratada com leitos cultivados com macrofita na irrigacao da cultura da alface (lactura sativa ,l.).

Processo: 99/11880-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2000 - 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Edson Eiji Matsura
Beneficiário:Edson Eiji Matsura
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Solos  Impactos ambientais  Irrigação 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização de água residuária tratada por meio de leitos cultivados com macrófitas, e seu impacto sobre o sistema solo-planta, através da utilização da irrigação por aspersão, gotejamento superficial e subterrâneo. O efluente tratado será analisado através de parâmetros físicas, químicas e biológicas. A cultura a ser utilizada será a alface (Lactuca Sativa, L), onde será avaliado a contaminação por coliformes totais, fecais e E. coli e comparada com amostras testemunhas retiradas do comércio local. No solo e na solução do solo será analisado os macro e micronutriente, contaminação por coliformes totais, fecais e E. coli para cada método de irrigação. Será verificado a operacionalidade dos sistemas de irrigação, quanto aos efeitos de entupimento no caso da irrigação por gotejamento. Com este trabalho, espera-se estudar o uso de água residuária tratada com macrófita para a irrigação da cultura da alface, justificando com dados e informações experimentais o efeitos positivos e negativos, quando as diferentes formas de aplicação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)