Busca avançada
Ano de início
Entree

Fontes de nitrogenio e atividade de enzimas do ciclo do glutamato em eixos embrionarios de feijoeiro (phaseolus vulgaris l.)in vitro.

Processo: 99/11861-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2000 - 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Otto Jesu Crocomo
Beneficiário:Otto Jesu Crocomo
Instituição-sede: Centro de Biotecnologia Agrícola (CEBTEC). Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Feijão  Nitrogênio 

Resumo

Considerando que o desenvolvimento das plantas superiores está diretamente ligado, entre outros, aos mecanismos assimilatorios do nitrogênio e que pouco se conhece sobre os mesmos nas condições in vitro e portanto, controladas física e química mente, esta pesquisa se propõe acompanhar a atividade das enzimas desidrogena se de glutamato) GDH), sintetase de glutamina (glutamato-amônia ligase) (GS) e sintase de glutamato (glutamina-2-oxoglutamato amino transferase) (GOGAT) durante o desenvolvimento de eixos embrionários de sementes de feijoeiro nutridos com diferentes combinações de sais inorgânicos de nitrato e amônia e de glutamina como fonte de nitrogênio orgânico. Esta pesquisa insere-se no contexto de trabalhos que vem sendo realizados pela nossa equipe envolvendo; estudos de biologia celular e Caracterização isoenzimática relativos à obtenção de híbridos de feijão resistentes às condições adversas (altas temperaturas, alta salinidade etc) em Projetos financiados pela Comunidade Européia (1984-1990), através de técnica de resgate in vitro de embriões híbridos, desenvolvida em nossos laboratórios - vide citações n° 5 e 8 inseridas na Súmula Curricular; 2) pesquisas sobre o metabolismo do nitrogênio em plantas superiores, entre elas o feijoeiro, envolvendo aminoácidos e enzimas do processo assimilatório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)