Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica das catecolaminas do angiotensiogenio do neuropeptídeo Y e do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina no sistema nervoso central de ratos com hipertensão experimental

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a expressão gênica de neurotransmissores, envolvidos no controle central da pressão arterial, no sistema nervoso central de ratos, após hipertensão experimental. Será utilizado a metodologia de hibridização in situ que permite a análise da expressão do RNA mensageiro do transmissor de interesse. Será feita a análise do RNA mensageiro da tirosina hidroxilase, enzima da cadeia de síntese das catecolaminas, dos receptores a2-adrenérgicos, do angiotensinogênio, precursor da angiotensina II; do neuropeptídio Y e de seus receptores YL e Y2 e do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina-(CGRP), 6 horas, 3 e 7 dias após a indução da hipertensão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO‚ EF; FERRARI‚ MFR; MAXIMINO‚ JR; CHADI‚ G.; FIOR-CHADI‚ DR. Decreases in the expression of CGRP and galanin mRNA in central and peripheral neurons related to the control of blood pressure following experimental hypertension in rats. Brain Research Bulletin, v. 64, n. 1, p. 59-66, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.