Busca avançada
Ano de início
Entree

Quimiorrecepcao de 02 e co2 e reflexos cardio-respiratorios associados com enfase na respiracao na superficie aquatica (asr) em tambaqui, colossoma macropomum.

Processo: 98/13112-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 1999 - 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Francisco Tadeu Rantin
Beneficiário:Francisco Tadeu Rantin
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Hipóxia  Colossoma macropomum 

Resumo

O presente projeto tem por objetivo: a) Identificar a sensibilidade dos receptores de O2 branquiais associados com reflexos cardíacos e respiratórios e se esses receptores estão orientados externa e internamente, b) Identificar a sensibilidade e orientação dos quimiorreceptores de CO2 e qual a importância desses receptores nos processos cardio-ventilatórios. c) Avaliar se existe relação entre as respostas reflexas dos quimiorreceptores de O2 branquiais e o início da respiração emergencial na superfície aquática (ASR), com desenvolvimento do edema labial. d) Avaliar se a hipercarbia induz a ASR e se existe relação entre as respostas reflexas dos quimiorreceptores de CO2 branquiais e o início da ASR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)