Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição de Carabidae e Staphylinidae (Coleoptera) em fragmentos florestais e culturas agrícolas e potencial de predação na região Nordeste do estado de São Paulo

Resumo

O projeto tem o propósito de estudar a distribuição de espécies de Carabidae e Staphylinidae (Coleoptera) em cinco áreas constituídas, cada uma delas, por um fragmento florestal adjacente a um campo de soja/milho ou um pomar de laranja. O estudo tem como objetivos: a) determinar se os fragmentos florestais apresentam composição de espécies de carabídeos e estafilinídeos diferente da existente nas culturas adjacentes; b) determinar até que distância no interior dos fragmentos e das culturas ocorre interação de espécies a partir do limite desses habitats e c) analisar a flutuação populacional de espécies dominantes. Em laboratório, será avaliado o potencial de carabídeos e estafilinídeos como predadores de lagartas de quarto ínstar de Anticarsia gemmatalis (Hübner, 1818) (Lepidoptera: Noctuidae). Os objetivos da pesquisa são: a) determinar as espécies de carabídeos e estafilinídeos com capacidade de matar A. gemmatalis, considerando todas as espécies capturadas nos levantamentos; b) comparar o padrão de consumo entre espécies selecionadas de carabídeos e estafilinídeos e c) estimar no campo, a predação de A. gemmatalis por carabídeos e estafilinídeos. Características das áreas: uma das áreas se localiza no campus da Universidade Estadual Paulista, situado no município de Jaboticabal, estado de São Paulo, com coordenadas geográficas 21 °15'22" sul e 48°18'58" oeste, altitude 595 m, temperatura anual média 22,2°C e precipitação pluviométrica anual média 1.425 mm. A área apresenta solo tipo latossolo vermelho distrófico, sendo constituída de um campo cultivado de 40 ha conduzido em sistema de plantio direto e rotação soja/milho, tendo adjacente um fragmento de floresta tropical latifoliada semidecídua de 15 ha. Duas áreas estão localizadas no município de Guaíra, estado de São Paulo, distando, entre si, cerca de 2 km e apresentando coordenadas geográficas 20°34'05" sul e 48°37'05" oeste, altitude 490 m, temperatura anual média 24°C, precipitação pluviométrica anual média 1.550 mm e solo tipo latossolo vermelho distroférrico. Uma das áreas apresenta 88,6 ha conduzidos em sistema de plantio direto com rotação soja/milho, tendo adjacente um fragmento de floresta tropical latifoliada semidecídua de 48 ha. A segunda área apresenta um campo de 15 ha de soja cultivada em sistema de plantio convencional, tendo adjacente um fragmento de floresta tropical latifoliada semidecídua de 6 ha. A quarta área situa-se no município de Taiúva, estado de São Paulo, com coordenadas geográficas 21°07'56" sul e 48°27'12" oeste, altitude 621 m, temperatura anual média 24°C e precipitação pluviométrica anual média 729 mm. ... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIVIDANES, FRANCISCO J.. Carabid beetles (Coleoptera: Carabidae) and biological control of agricultural pests in Latin America. Annals of the Entomological Society of America, v. 114, n. 2, SI, p. 175-191, . (12/11687-4, 03/06577-6)
CIVIDANES, FRANCISCO J.; DOS SANTOS-CIVIDANES, TEREZINHA M.; FERRAUDO, ANTONIO S.; DA MATTA, DANILO H.. Edge effects on carabid beetles (Coleoptera: Carabidae) between forest fragments and agricultural fields in south-east Brazil. AUSTRAL ENTOMOLOGY, v. 57, n. 1, p. 9-16, . (03/06577-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.