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Vibração induzida por vórtices (VIV) em estruturas marítimas e oceânicas

Processo: 01/00054-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2002 - 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:José Augusto Penteado Aranha
Beneficiário:José Augusto Penteado Aranha
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Celso Pupo Pesce ; Julio Romano Meneghini
Bolsa(s) vinculada(s):05/60349-0 - Utilizacao do metodo das penalidades na solucao do escoamento bidimensional ao redor de um cilindro., BP.IC
05/53545-8 - Visualizacao de escoamentos pelo metedo de bolhas de hidrogenio medicao da velocidade e da turbulencia de escoamentos por anemometria., BP.IC
05/53546-4 - Desenvolvimento e implantacao de um metodo de visualizacao de escoamento atraves de liquido fluorescente., BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 05/53544-1 - Desenvolvimento e implantacao de uma base fletora para realizacao de experimetro em um canal de agua circulante., BP.IC
04/10615-3 - Estudos em hidroelasticidade para predizer VIV em regime turbulento, BP.DD
04/06229-0 - Desenvolvimento de uma mesa de deslocamentos (traverse system), BP.IC
04/02470-5 - Simulacao computacional e experimentos de escoamento ao redor de corpos rombudos., BP.IC
04/05339-7 - Solucao estacionaria do escoamento em torno de cilindros circulares., BP.IC
04/05828-8 - Desenvolvimento e implementação de uma base elástica com mancais a ar, para realização de experimentos em um canal de água circulante, BP.IC
03/10210-0 - Efeito de interferência no escoamento ao redor de dois cilindros oscilando, BP.MS
03/10377-2 - Estudo da estabilidade hidrodinamica no escoamento ao redor de um cilindro., BP.MS
03/10378-9 - Estudo numerico do escoamento ao redor de um cilindro livre para oscilar., BP.MS
04/01019-8 - Desenvolvimento de balança para medição de forças e momentos atuantes em cilindros imersos, BP.IC
02/12370-2 - Modelos analiticos simplificados para a predicao de vibracao induzida porvortices em oleodutos e linhas de amaracao de estruturas maritimas de oceanicas., BP.PD
03/05085-2 - Simulacao numerica do escoamento ao redor de dois cilindros em "tandem"., BP.IC
03/05082-3 - Simulacao numerica do escoamento ao redor de dois cilindros., BP.IC
03/05083-0 - Obtencao do campo de velocidades no escoamento ao redor de cilindros posicionados lado a lado utilizando sistema piv., BP.IC
03/05084-6 - Avaliação do campo de velocidades no escoamento ao redor de cilindros em configuração tandem com o auxílio de sistema PIV (Particle Image Velocimeter), BP.IC
02/10256-8 - Estudo computacional e experimental do escoamento ao redor de agrupamentos de cilindros, BP.MS
02/04534-5 - Construcao e afericao do canal de agua circulante do laboratorio de interacao fluido-estrutura ( life) da ep/usp., BP.PD
02/03817-3 - Modelagem teorica e experimental de fenomenos de instabilidade de asas em canal de agua circulante., BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Vórtices dos líquidos  Estruturas marítimas  Estruturas oceânicas 

Resumo

O projeto temático visa estudar vibrações induzidas por geração e desprendimento de vórtices (VIV) em estruturas oceânicas, como "risers" e oleodutos. Com este projeto temático pretende-se dar continuidade ao projeto FAPESP no. 94/03528-3. Neste novo projeto pretende-se atacar o problema segundo quatro abordagens distintas mas complementares: dinâmica dos fluidos computacional (CFD), ensaios em modelo reduzido, estabilidade hidrodinâmica e realidade virtual. A síntese do projeto é o desenvolvimento de um método de análise que possibilite estimar a vida útil de "risers" e oleodutos quando sujeitos a correntes marítimas. A intenção deste projeto é agrupar uma equipe técnica que tem se envolvido, ao longo do tempo com o problema de VIV e proposto soluções parciais segundo uma das abordagens citadas. O que pretende-se agora é integrar-se este esforço, é aprofundá-lo explorando a complementaridade dos distintos enfoques, é, em última instância, responder, da melhor forma possível, às questões suscitadas pelo problema de engenharia concreto, associado à exploração de petróleo em águas profundas. O projeto organiza-se assim em cinco capítulos distintos, nos quais se desenvolverá, de forma integrada, o tópico de VIV segundo suas linguagens específicas. A intenção do projeto temático, enfatiza-se, é explorar a complementaridade de visões que as distintas linguagens ensejam. Os dois primeiros enfoques têm uma vertente mais científica, de buscar entender o fenômeno pelo confronto entre ensaios numéricos e de laboratório; o quinto, por sua vez, tem uma motivação mais aplicada, de desenvolver um "software" que possibilite a análise da vida útil de um "riser" nas condições usuais de operação. O terceiro e quarto enfoques desempenham um papel fundamental, de mediação entre as vertentes "científica" e "aplicada"; eles procurarão traduzir aspectos científicos relevantes sob a forma de modelos analíticos simplificados e visualizações das simulações utilizando técnicas avançadas de realidade virtual. Posteriormente, pretende-se verificar como estes modelos podem ser incorporados em uma metodologia prática de análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Los retos en aguas profundas 
Desafios em águas profundas 
Desafios em águas profundas 
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