Auxílio à pesquisa 96/06481-3 - Softwares, Análise acústica - BV FAPESP
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Analise computadorizada de estrategias de leitura fonologica e lexical: latenci-duracao da locucacao, frequencia-duracao de segmentos locucionais, e acerto como funcao de lexicalidade, regul...

Processo: 96/06481-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Fernando Cesar Capovilla
Beneficiário:Fernando Cesar Capovilla
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Softwares  Análise acústica  Leitura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Acustica | Espectografia | Leitura | Software

Resumo

O presente projeto é de interesse a pesquisadores em psicologia, fonoaudiologia, e lingüística que trabalham na abordagem de processamento de informações, mais especificamente na teoria de duplo processo na leitura de palavras isoladas, proposto por Morton (1969, 1979, 1989). Descreve o software CronoFonos por nós desenvolvido que implementa um novo algoritmo para análise automática de latência e de duração de locução, bem como da freqüência e duração de segmentos locucionais, como função das variáveis psicolingüísticas lexicalidade, freqüência, regularidade, e comprimento, além de variáveis de natureza articulatória. Descreve um estudo piloto em que o software analisava a leitura por 35 universitários dos 192 itens da lista de Pinheiro (1994). Dados sugerem a existência de possíveis desequilíbrios na lista, cuja natureza pode ser explicada à luz dos esquemas acústico-articulatórios do português de Russo e Behlau (1993), bem como dos dados de freqüência de palavras de Françozo e cols (n.p.). Propõe o emprego de CronoFonos implementando a lista rebalanceada para um mapeamento da leitura de 80 crianças de pré-escola a quarta série, 8 meninos e 8 meninas por série, com vistas a documentar o desenvolvimento da leitura e iniciar um trabalho preliminar de normatização do instrumento. Neste estudo proposto as crianças serão testadas quatro vezes, uma vez a cada semestre durante dois anos. Assim, serão descritas alterações de desempenho tanto entre grupos quanto intra-grupos, permitindo uma apreciação do efeito do desenvolvimento da habilidade de leitura sobre as laterações dinâmicas nos valores dos parâmetros apontados. (AU)

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