Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade, estrutura das comunidades e processos ecológicos na zona de ecótono rio/lago: um estudo na região de desembocadura do rio Paranapanema na represa de Jurumirim

Resumo

A região de desembocadura de um rio num reservatório constitui um ecótono. Esta unidade ecológica constitui uma zona de transição entre dois ecossistemas adjacentes e apresenta características peculiares que diferenciam ambientes limítrofes. No seu estudo, os componentes estruturais e funcionais devem ser bem discriminados. Os ecótonos apresentam morfologia e anatomia distintas; caracterizam-se por apresentar uma composição (riqueza específica e diversidade) e uma dinâmica bem determinadas. Na zona de ecotonorio/reservatório, dois tipos de ecótonos podem ser diferenciados: os ecótonos longitudinais e os ecótonos laterais. Os primeiros constituem a zona de redução da velocidade da corrente e deposição de material transportado enquanto os segundos podem tratar sejam de sistemas ripárias e/ou verdadeiras planícies de inundação, quanto a topografia é favorável e os pulsos hidrológicos funcionam como sistema de alagamento desses ambientes laterais. Este projeto pretende, na região de desembocadura do Rio Paranapanema na Represa de Jurumirim, descrever: a) a estrutura da região de ecótonos (laterais e longitudinais) e em particular mostrar o seu grau de sinuosidade e a sua resolução (com ênfase nas macrófitas); b) a dinâmica temporal eventual das alterações da morfologia desta zona de transição; c) o papel funcional desta região em termos de agente "filtrador", "armazenador" e/ou exportador de matéria orgânica e elementos; d) a diversidade biológica (macrófitas e fauna associada, plâncton e peixes), suas possíveis modificações a nível temporal (sazonal) e associações com fatores abióticos; e) a dinâmica do processo de decomposição de plantas aquáticas, o papel dos invertebrados e a liberação de nutrientes no sistema aquático; f) o hábito alimentar das espécies (grupos) de peixes mais abundantes ou importantes para a pesca na região, visando o estabelecimento da estrutura trófica; g) o possível grau de disseminação de espécies exóticas ou transferidas de outras bacias hidrográficas e o seu impacto e "adaptação" nestes ecótonos; h) a identificação citogenética de algumas espécies da Ordem Characiformes, Siluriformes e Perciformes, visando avaliar a biodiversidade genética desta comunidade de peixes; i) as características cariotípicas de algumas espécies de peixes da família Anastomideos, com o objetivo de contribuir para a elucidação de sua taxonomia e sistemática e também, avaliar possíveis diferenças intrapopulacionais na espécie Prochilodus scrofa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NADAI, R.; HENRY, R.. Temporary fragmentation of a marginal lake and its effects on zooplankton community structure and organization. Brazilian Journal of Biology, v. 69, n. 3, p. 819-835, . (97/04999-8)
MARA LUCIA RODRIGUES COSTA; RAOUL HENRY. Conteúdos de fósforo, nitrogênio e carbono de macrófitas em lagoas laterais a um rio tropical (Rio Paranapanema, São Paulo, Brasil). Acta Limnol. Bras., v. 22, n. 2, p. 122-132, . (97/04999-8, 98/01721-1)
CAGLIERANI CASANOVA, SILVIA MARIA; PANARELLI, ELIANA APARECIDA; HENRY, RAOUL. Rotifer abundance, biomass, and secondary production after the recovery of hydrologic connectivity between a river and two marginal lakes (Sao Paulo, Brazil). LIMNOLOGICA, v. 39, n. 4, p. 292-301, . (99/08748-5, 97/04999-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.