Busca avançada
Ano de início
Entree

Especiacao de tracos metalicos utilizando resina de troca ionica de base celulosica fosfato de celulose.estudo da labilidade relativa de cd, ni, mn, cu e pb complexados por substancias humicas aquaticas sha.

Processo: 96/01014-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 1996 - 31 de outubro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Julio Cesar Rocha
Beneficiário:Julio Cesar Rocha
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas de troca iônica  Substâncias húmicas 

Resumo

Pretende-se estudar a labilidade relativa de traços metálicos complexados por SHA. Resina de Troca Iônica de base celulósica quimicamente modificada com grupos fosfato (Foscel) integrada em sistema de fluxo e por procedimento em batelada será utilizada para avaliar íons metálicos (Cd/ Ni/ Mn/ Cu e Pb) complexados com SHA de forma lábil/ inerte. Após separação e eluição ácida as frações metálicas lábeis serão determinadas por espectrofotometria de absorção atômica. Usando o método por batelada e de fluxo, com controle de tempo sob condições padronizadas, a cinética e o grau da reação de troca iônica servem como parâmetros para avaliação da labilidade de metais em Substâncias Húmicas Aquáticas - SHA extraídas com Resina de base acril-ester XAD 8. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)