Auxílio à pesquisa 24/02082-9 - Crianças, Paralisia cerebral - BV FAPESP
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Efeito do treino tarefa específica em contexto de realidade aumentada (Protocolo INTERACT) na cinética da tarefa sentado para em pe em crianças com paralisia cerebral espástica: ensaio clínico controlado e randomizado

Resumo

O presente estudo tem por objetivo primário verificar os efeitos do treino tarefa específica em contexto de realidade aumentada (RA) (Protocolo INTERACT) na cinética da tarefa sentado para de pé (ST-DP) em crianças com Paralisia cerebral (PC); e objetivo secundário de verificar se fatores do ambiente ou da criança podem influenciar a adesão à terapia. Métodos: Será um estudo clínico randomizado, controlado, paralelo e simples-cego. A amostra será composta por 34 crianças com PC espástica, GMFCS I e II, de 6 a 12 anos, distribuídas aleatoriamente em cada um dos dois grupos (controle e experimental- Protocolo INTERACT). O desfecho avaliado será a oscilação do centro de pressão durante a tarefa ST-DP isolada e com dupla-tarefa motora bimanual e cognitiva. Em ambos os grupos a intervenção será realizada durante 12 semanas, 2 vezes na semana, com duração de 60 minutos por sessão, totalizando 24 horas de treinamento. O grupo experimental terá a intervenção composta por jogos de realidade aumentada, treino de tarefa específica baseado nas metas pré-estabelecidas e escolhidas pela criança. O grupo controle receberá treinamento convencional de estimulação motora, nas clínicas que cada participante frequenta. As avaliações ocorrerão antes do início da intervenção e após as 12 semanas de treinamento. Um teste de comparação de médias será aplicado para verificar as diferenças entre os grupos, utilizando o delta de mudança entre o início e fim da intervenção para cada variável de interesse. Para análise dos preditores da adesão, uma análise de regressão linear múltipla será realizada, sendo incluídas como variáveis independentes o nível GMFCS; MACS; renda familiar; idade da criança; índice de massa corpórea e tipo de intervenção recebida, e como variável dependente o número de minutos totais de terapia nas 12 semanas do estudo. Uma significância de 5% será adotada. Relevância: Tendo em vista os possíveis prejuízos de crianças com PC na realização de atividades motoras como o ST-DP, este estudo pode contribuir para o entendimento dos efeitos do treino tarefa-específico em contexto de RA nas capacidades motoras dessa população, auxiliando na pesquisa e na reabilitação clínica de crianças com PC. (AU)

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