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44º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Tramas Teórico-Artísticas: Teias, Texturas e Narrativas na História da Arte

Processo: 24/11184-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 21 de outubro de 2024 - 26 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Dias
Beneficiário:Elaine Cristina Dias
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte  Historiografia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comitê Brasileiro de História da Arte | História da Arte | história da arte no Brasil | Historiografia da Arte | Historiografia da Arte no Brasil | Narrativas da História da Arte | História da Arte

Resumo

O 44o. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte apresenta o tema Tramas teórico-artísticas: teias, texturas e narrativas na História da Arte, categoria metafórica relacionada à ideia de tecelagem ou textilidade que tem como objetivo abordar a pesquisa e a escrita histórica da e sobre a arte. A noção de trama representa, então, aquilo que se dá na sequência do delineamento metodológico preliminar de uma investigação, explicitando seus desdobramentos teóricos, analíticos e discursivos. Os eixos propostos neste colóquio são: 1. Teias: circulações, migrações, políticas; 2. Redes: conexões, traduções, negociações; 3. Arranjos: agrupamentos, organizações, imaginários; 4. Texturas: materialidades, visualidades, processos; 5. Fiações: operações, temporalidades, conformações; 6. Entrelaces: cruzamentos, hibridismos, encruzilhadas; 7. Narrativas: histórias, representações, narrações; 8. Enredos: encadeamentos, temáticas, alegorias; 9. Fabulações: memórias, ficções, invenções; 10. Pontuações: corporeidades, gêneros, percepções. Estes eixos se desdobraram em 7 sessões temáticas,a saber: 1. Viagens, prêmios, redes e a circulação da arte e dos artistas no Brasil; 2. Tramas historiográficas e seus lugares de enunciação; 3. Censura nas artes visuais: sob que máscara retornará o recalcado? ; 4. Teoria, método e prática feministas nas pesquisas em História da Arte; 5. Narrativas da arte: histórias e representações em disputa; 6. A arte contemporânea perante o cânone: restauro, dissolução e permeabilidades das categorias críticas; 7. O objeto e suas vicissitudes. O programa contará com 207 comunicações orais, além de palestras e atividades paralelas, promovendo o contato entre os âmbitos regional e nacional dos debates em história da arte e diálogos transdisciplinares, envolvendo graduandos, pós-graduandos, doutores e professores. (AU)

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