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Investigando a relação entre a Diplomacia Científica e a GDT Global: O Papel dos Observatórios de Metaciência Inclusiva

Processo: 23/15178-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2024 - 30 de setembro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Convênio/Acordo: Trans-Atlantic Platform for the Social Sciences and Humanities
Pesquisador responsável:Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
Beneficiário:Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira
Pesq. responsável no exterior: Cassidy Rose Sugimoto
Instituição no exterior: Georgia Institute of Technology, Estados Unidos
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Democracia  Diplomacia científica  Governança  Observatórios 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Democracia | Diplomacia Científica | Governança | metascience | observatórios | Diplomacia Científica

Resumo

O principal objetivo deste projeto é examinar o papel da diplomacia científica baseada em evidências como um instrumento estratégico para fortalecer a democracia, a governança e a confiança (DGT). O projeto utilizará métodos qualitativos e quantitativos para (1) compreender a relação entre diplomacia científica e DGT; (2) conceituar e operacionalizar observatórios de metaciência e investigar até que ponto eles podem ser usados para melhorar a diplomacia científica; e (3) explorar como ameaças à DGT podem ser mitigadas e oportunidades aproveitadas por meio de observatórios de metaciência inclusivos. Propomos três pacotes de trabalho (WP) e vários subpacotes a serem conduzidos colaborativamente entre parceiros internacionais com base em sete países (Brasil, Canadá, França, Polônia, África do Sul, Reino Unido e EUA). A diversificada expertise metodológica das equipes permitirá uma ampla variedade de técnicas de coleta e análise de dados, fortalecendo os resultados por meio da triangulação. Os resultados incluirão produtos orientados academicamente, bem como comunicações para formuladores de políticas e o público em geral, respeitando as práticas da ciência aberta. Além desses produtos, os resultados incluirão comunidades de prática para diplomatas científicos e oportunidades de treinamento para pesquisadores em início de carreira. A incorporação de DEI inclui questões empíricas focadas na equidade, garantindo diversidade na equipe de pesquisa e construindo modelos sustentáveis de observatórios de metaciência inclusivos que terão impacto amplo na medição da ciência. A sustentabilidade será um ponto focal do projeto, para garantir que a rede de observatórios de metaciência inclusivos leve a benefícios de longo prazo para a sociedade, transformando a relação entre ciência e sociedade e garantindo equidade na produção e no acesso ao conhecimento. (AU)

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