Auxílio à pesquisa 24/05843-0 - Currículo, Educação geográfica - BV FAPESP
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Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia

Processo: 24/05843-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Sonia Maria Vanzella Castellar
Beneficiário:Sonia Maria Vanzella Castellar
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo  Educação geográfica  Ensino de geografia  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | educação geográfica | Ensino de Geografia | formação de professores | Raciocínio Geográfico | ensino de geografia

Resumo

A programação do evento foi construída coletivamente entre os professores e professoras da Comissão Organizadora Adjunta e Coordenação Geral. Definida a temática, nos debruçamos sobre um projeto de estrutura que contemple as múltiplas demandas que se colocam para um evento de escala nacional e com perfil de participantes muito variados e que, sobretudo, possibilite que todos os inscritos se envolvam nas diversas atividades.Desta maneira, pensamos em um formato que tanto as mesas quanto os Grupos de Trabalho (GT) pudessem estar diretamente relacionados com a temática do evento: Por Uma Educação Geográfica Poderosa. Nesse sentido, foram propostas dez mesas redondas, cada qual mobilizando um dos "termos forte" da temática, e que ocorrerão concomitantemente. Para os GT também seguimos a mesma lógica, propondo 17 grupos de trabalhos dos mais variados temas. O evento também contará com uma conferência de abertura e uma mesa de encerramento. Ao articularmos a conferência de abertura, as mesas redondas e os GT à temática do evento, acreditamos que possibilitaremos aos participantes maior integração entre eles e também nas atividades, por meio dos interesses dos temas das suas pesquisas e afinidades temáticas em geral. Para a escolha dos convidados para as mesas e para os coordenadores de GT definimos três princípios básicos: a confiança na potência das diferenças teóricas-metodológicas; distribuição regional equânime e renovação do quadro de convidados. (AU)

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