Busca avançada
Ano de início
Entree

Patologia comparada no contexto da saúde única: fortalecendo a vigilância de doenças emergentes e reemergentes em animais selvagens.

Processo: 24/03568-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 08 de setembro de 2024 - 18 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Juliana Mariotti Guerra
Beneficiário:Juliana Mariotti Guerra
Pesquisador visitante: Denise Mcaloose
Inst. do pesquisador visitante: Wildlife Conservation Society/Wcs, Estados Unidos
Instituição Sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde Única  Vigilância epidemiológica  Patologia comparada 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Patologia Animal | Saúde Única | Vigilância Epidemiológica | Patologia comparada

Resumo

Diante do crescente desafio na identificação de risco de doenças infecciosas emergentes e reemergentes, especialmente aquelas provenientes da fauna selvagem, o presente pedido de Auxílio de Pesquisador Visitante solicita o fomento para a vinda ao Brasil da renomada pesquisadora Dra. Denise McAloose, com vistas a fortalecer os programas de vigilância em Saúde Única no Estado de São Paulo. A Dra. McAloose lidera os laboratórios de patologia e diagnóstico molecular da Wildlife Conservation Society, organização internacional de excelência em conservação da fauna selvagem com sede no Bronx, Nova York. Com sua experiência e notório saber em eventos sanitários envolvendo a fauna selvagem, a Dra. McAloose será peça-chave na consolidação e aperfeiçoamento de projetos de pesquisas desenvolvidos nessa área, proporcionando conhecimento e experiência internacional em patologia comparada. A colaboração resultará na consolidação de uma rede abrangente de vigilância em saúde única, utilizando dados histopatológicos para monitorar e prevenir a propagação de doenças infecciosas entre animais selvagens, humanos e animais de produção. Durante a visita, a Dra McAloose colaborá em projetos desenvolvidos no Instituto Adolfo Lutz, Universidade de São Paulo (campus São Paulo e Pirassununga) e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (campus Botucatu e campus Jaboticabal), consolidando parcerias para a estruturação de uma rede de vigilância em fauna silvestre no Estado de São Paulo. Além disso, os estudantes dos programas de pós graduação, alunos de graduação e residentes das diferentes Instiuições poderão discutir seus projetos de pesquisa, discutir casos de necrópsia e histopatologia e técnicas de biologia molecular. Essa iniciativa visa não apenas proteger a biodiversidade única do Estado de São Paulo, mas também contribuir significativamente para a promoção da saúde global. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)