Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia molecular de gêneros de gastropodes de ambientes em degradação: Thaisella Clench, 1947 e Megalobulimus Miller, 1878 (Caenogastropoda e Heterobranchia) para desvendar suas complexidades taxonômicas.

Processo: 23/11780-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2024 - 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Lopes de Simone
Beneficiário:Luiz Ricardo Lopes de Simone
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Jaqueline Battilana ; Rodrigo Brincalepe Salvador
Assunto(s):Filogenia molecular  Moluscos  Taxonomia  Malacologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes em degradação | complexos de espécies | Filogenia molecular | Moluscos | Taxonomia | Malacologia

Resumo

O filo Mollusca compreende um dos grupos zoologicos mais heterogênios do planeta, habitando quase todos os ambientes naturais. Dentre as linhagens mais representativas em diversidade marinha e terrestre, dois gêneros de gastropode se destacam pela complexidade taxonômica, Thaisella (marinho) e Megalobulimus (terrestre). Ambos apresentam em comum o fato de ter espécies amplamente distribuídas, mas regionalmente variáveis, compreendendo potencias complexos de espécies. Como essas espécies são fundamentais para a manutenção do ecossistema em que estão inseridos, o projeto destina-se a investigação da diversidade genética destes "complexos" de espécies, através de material depositados em coleções e oriundos de coleta de campo. O sequenciamento parcial dos genes mitocondriais [citocromo c oxidase subunidade I (COI), 16s rRNA] e um gene nuclear (28s rRNA) serão empregados como ferramenta molecular. A pesquisa faz parte de dois projetos de doutorado em andamento, e é urgentemente necessária para melhor entendimento da genética populacional e biogeográfica dos grupos. É esperado, portanto, que o auxílio dessa ferramenta molecular, somado ao estudo morfo-anatômico em andamento, permita a resolução taxonômica de espécies-chave de ambos os gêneros, visto que a abordagem tradicional dos estudos taxonômicos não tem resolvido satisfatoriamente as identificações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)