Auxílio à pesquisa 94/03851-9 - Dinâmica de populações, Moscas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica populacional, sensibilidade a variação em parâmetros demográficos e estrutura espacial em Chrysomya megacephala, Chrysomya putoria e Cochliomyia macellaria (Diptera: Calliphoridae)

Processo: 94/03851-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1994
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1996
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Sérgio Furtado dos Reis
Beneficiário:Sérgio Furtado dos Reis
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica de populações  Moscas  Diptera  Chrysomya  Cochliomyia macellaria  Modelos matemáticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracteres Demograficos | Chrysomya | Dinamica Populacional | Dipeteros Califorideos | Modelos Matematicos | Moscas Varejeiras

Resumo

Os califorídeos são dípteros de grande importância ecológica e médico-sanitário por seu papel como decompositores de matéria orgânica e por serem vetores mecânicos de patógenos e causadores de miíases. Recentemente quatro espécies de califorídeos do gênero Chrysomya foram introduzidas nas Américas. Estas espécies dispersaram-se rapidamente pelo continente além de, aparentemente, terem causado um declínio significativo em populações locais de Cochliomyia macellaria, uma espécie de califorídeo nativa do continente americano. Este episódio apresenta as características clássicas das invasões biológicas, onde as espécies invasoras dispersam-se rapidamente além de causarem impacto negativo sobre as populações de espécies locais. O fenômeno das invasões biológicas está intimamente ligado à dinâmica e a natureza dos ciclos das populações naturais. Nosso programa de pesquisas tem investigado as características da dinâmica populacional em duas espécies invasoras, Chrysomya megacephala e C. putoria e na espécie, nativa Cochliomyia macellaria e os resultados obtidos indicam que a dinâmica qualitativa difere marcadamente entre as espécies invasoras e a nativa. Nesta última a dinâmica é caracterizada por equilíbrio estável, ao passo que nas espécies de Chrysomya a dinâmica é oscilatória com ciclo limite de dois pontos. Nossas análises têm enfatizado o estudo da dinâmica temporal, embora não conheçamos ainda o comportamento dos parâmetros demográficos como fecundidade e sobrevivência que governam a dinâmica das populações. Um outro aspecto importante relacionado ao fenômeno das invasões biológicas é a complexidade introduzida pelo componente espacial e a migração entre populações locais. Desenvolvimentos teóricos recentes indicam que a estrutura espacial e a migração entre populações contribuem de maneira significativa não só para a dinâmica mas também para a probabilidade de sobrevivência em populações locais. Nosso objetivo com este projeto é investigar o efeito da variação em parâmetros demográficos sobre a dinâmica temporal de C. megacephala, C. putoria e C. macellaria e incorporar, ainda, a dimensão espacial e migração nas equações que descrevem a dinâmica temporal e suas relações com os processos de dispersão e extinção em populações naturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)