Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional de um provável modulador de motilidade em Klebsiella pneumoniae e de seu papel na patogenicidade desta bactéria.

Processo: 23/17495-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2024 - 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Lúcio Fábio Caldas Ferraz
Beneficiário:Lúcio Fábio Caldas Ferraz
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes  Klebsiella pneumoniae  Locomoção  Microbiologia médica  Regulação bacteriana da expressão gênica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofilmes | Klebsiella pneumoniae | locomoção | Métodos Bacteriológicos | Regulação Bacteriana da Expressão Gênica | Microbiologia Médica

Resumo

Klebsiella pneumoniae é uma bactéria Gram-negativa responsável por uma ampla gama de infecções relacionadas à assistência à saúde, sobretudo em pacientes imunocomprometidos. Nos últimos anos, o mundo vem enfrentando o surgimento de isolados de K. pneumoniae hipervirulentos e multirresistentes a drogas. Além disso, o número crescente de infecções graves adquiridas na comunidade mesmo em indivíduos saudáveis tem enfatizado a importância de se caracterizar os fatores de virulência que determinam a patogenicidade de K. pneumoinae. Em muitas bactérias a motilidade mediada por flagelos é um importante fator de virulência. Em relação à K. pneumoniae, há um consenso na literatura de que esta é uma bactéria que não expressa flagelos. No entanto, estudos recentes têm fornecido evidências de que K. pneumoniae codifica estruturas similares a flagelo e/ou pili que têm o potencial de promover a motilidade nessa bactéria. Além disso, esta bactéria possui, em seu genoma anotado, um gene chamado flk que codifica um suposto regulador da biossíntese flagelar. No entanto, o papel desse gene em K. pneumoniae ainda é desconhecido. Neste sentido, o presente estudo tem o objetivo de investigar o papel do gene flk em K. pneumoniae, por meio da caracterização de uma cepa mutante para este gene. Ensaios fenotípicos - tais como formação de biofilme, motilidade, e análises de expressão gênica - serão conduzidos com as cepas selvagem e mutante flk para se determinar o papel do gene na patogenicidade de K. pneumoniae. Os resultados a serem obtidos com a presente pesquisa permitirão elucidar se o gene flk tem algum papel na motilidade, ainda que rudimentar, em K. pneumoniae, e irão contribuir para um melhor entendimento da patogenicidade desta bactéria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)