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Da cultura popular e da dramaturgia brasileira: das ruas, dos becos e das praças como territórios de referência e proposição.

Processo: 23/14688-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2024 - 31 de maio de 2026
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Grácia Maria Navarro
Beneficiário:Grácia Maria Navarro
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Larissa de Oliveira Neves Catalão
Bolsa(s) vinculada(s):24/08539-0 - "Leituras dramáticas e encenação como prática de pesquisa", BP.TT
Assunto(s):Cultura popular  Tambor de mina  Teatro de rua  Artes cênicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bumba Meu Boi | cultura popular | Dramaturgia brasileira | tambor de mina | teatralidade popular | teatro de rua | Artes Cênicas

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar com a perspectiva de criação de dramaturgia cênica autoral, a partir de pesquisa em cultura popular brasileira que toma parte do território de uma cidade como lugar, fazendo da cidade, de seu patrimônio arquitetônico e histórico, um grande espaço de representação onde artistas, mestres e devotos performam associando corpo e lugar, memória e presente, sagrado e profano, arte e política. Para esse fim, o projeto toma como núcleo comum a pesquisa de campo nas linguagens do Bumba Meu Boi e do Tambor de Mina, no período junino, em São Luís do Maranhão. Serão explorados dois eixos de investigação complementares, que associam cultura popular e dramaturgia brasileira tanto em relação à criação de dramaturgia cênica autoral, como em seu aspecto histórico da escrita dramatúrgica brasileira interseccionada com folguedos populares. Aliando referências elaboradas pelas pesquisadoras proponentes: Teatro de Quermesse (2023) e Poética do teatro-folia (2022), a Leda Martins (1997; 2021), Luiz Antonio Simas (2018; 2020; 2022), Stuart Hall (2013), Milton Santos (2014), Joyce Berth (2023) e Jorge Dubatti (2017), um conjunto referencial inicial é organizado em direção aos vetores da pesquisa: dramaturgia brasileira, cultura popular, cidade, história e política. O projeto engendra atividades de pesquisa e ações de grupo de estudos ao Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (https://www.iar.unicamp.br/labdrama/) propondo, como resultados de pesquisa, dois artigos científicos, uma encenação de teatro de rua, duas leituras dramáticas, duas oficinas e dois eventos científicos abertos ao público interno e externo à universidade. (AU)

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