Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de fenômenos de transporte aplicados à tecnologias emergentes de conversão de energia e armazenamento

Processo: 22/15765-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de fevereiro de 2024 - 31 de janeiro de 2029
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Luben Cabezas Gómez
Beneficiário:Luben Cabezas Gómez
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Elaine Maria Cardoso ; Gherhardt Ribatski
Pesquisadores associados:Cristiano Bigonha Tibirica ; Debora Carneiro Moreira ; Fabio Toshio Kanizawa ; Guilherme Borges Ribeiro ; Leonardo Santos de Brito Alves ; Mark Anderson ; Tiago Augusto Moreira ; William Roberto Wolf
Assunto(s):Mudança de fase  Simulação numérica  Método de Lattice-Boltzmann  Solidificação  Ebulição convectiva  Fluidos supercríticos  Conversão de energia  Armazenamento de energia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direct numerical simulations | Free and forced convection | lattice Boltzmann method | Melting and solidification | Nucleate and convective boiling | Supercritical and pseudo-critical fluids | Mudança de fase

Resumo

A presente proposta trata da avaliação experimental e modelagem de fenômenos de transporte típicos de tecnologias emergentes na área de conversão de energia envolvendo mudança de fase e/ou escoamentos supercríticos. Essas tecnologias emergentes estão relacionadas com processos de transferência de calor em condições de escoamentos termodinamicamente supercríticas em reatores nucleares e trocadores de calor do ciclo Brayton, em sistemas de geração de energia a partir de concentradores solares, escoamentos bifásicos quasi-críticos em trocadores de calor empregados em ciclos orgânicos Rankine (COR) e processo de fusão/solidificação em termoacumuladores. Esses processos envolvem fenômenos de transporte em condições operacionais atípicas, considerando as tecnologias atualmente empregadas e por esta razão a presente proposta é focada em fornecer informações dos mecanismos físicos que ocorrem nos fenômenos de transporte relacionados, através de testes experimentais e simulações numéricas empregando técnicas de fronteira do conhecimento. Espera-se ampliar a fronteira do conhecimento, propor métodos semi-empíricos de previsão e modelos numéricos que possam ser incorporados aos projetos e colaborar com o desenvolvimento das tecnologias emergentes mencionadas. É também esperado que os resultados deste estudo possam ser empregados na validação e desenvolvimento dos códigos numéricos atualmente empregados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)