Auxílio à pesquisa 22/04906-3 - Povos indígenas, Sistemas de saúde - BV FAPESP
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Rede de atenção à pessoa indígena: concepções, práticas e ambientes para a saúde e o bem-viver

Processo: 22/04906-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Danilo Silva Guimarães
Beneficiário:Danilo Silva Guimarães
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Briseida Dôgo de Resende ; Camila Cardoso Caixeta ; Daniel Camparo Avila ; Darrin Hodgetts ; Fábio Frattini Marchetti ; Flávio Bertin Gandara ; Fraulein Vidigal de Paula ; Giuseppina Marsico ; GUSTAVO MARTINELI MASSOLA ; Hernán Sánchez Ríos ; Jaan Valsiner ; José Eduardo Baravelli ; Kirti Ranchod ; Linda Waimarie Nikora ; Livia Mathias Simao ; Luca Tateo ; Luciano Espósito Sewaybricker ; Lucila de Jesus Mello Gonçalves ; Meike Watzlawik ; Mohi Rua ; Nandita Chaudhary ; Nathália dos Santos Silva ; Patricia Carla Silva do Vale Zucoloto ; Paula Gabrielly Rasia Lira ; Pita King ; Renato Silva Guimarães ; Shiloh Groot
Bolsa(s) vinculada(s):24/15155-4 - Articulando diálogos indígenas sobre concepções, práticas e ambientes de saúde e bem-estar, BP.TT
24/08379-3 - Diálogos com acadêmicos indígenas sobre concepções, práticas e ambientes de saúde e bem-viver, BP.TT
Assunto(s):Povos indígenas  Sistemas de saúde  Bem-estar  Saúde  Cultura  Diálogo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bem-estar | cultura | diálogo | Multiplicação Dialógica | Psicologia Indigena | Saúde | Psicologia Indígena

Resumo

O objetivo deste projeto é aprofundar a compreensão de concepções, práticas e ambientes de saúde e bem-estar, emergentes na processualidade das ações da Rede de Atenção à Pessoa Indígena (Rede Indígena, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, Brasil), que desde 2012 articula diálogos entre comunidades indígenas e comunidades acadêmicas. Serão mapeadas concepções de saúde e bem-estar através de uma análise dialógica da documentação pública de mais de 10 anos da Rede Indígena. À medida que novos projetos são elaborados no contexto das atividades de cultura e extensão universitária vinculadas à Rede, (1) cada atividade resultará em relatórios públicos escritos em colaboração com as comunidades indígenas explicitando as metas, procedimentos e resultados alcançados; (2) serão produzidos relatórios institucionais de participação nas atividades; (3) especialistas indígenas serão convidados a participar de eventos públicos na Universidade e a colaborar em produções acadêmicas em coautoria. Estas 3 categorias de produtos, em conjunto com outros documentos públicos produzidos no contexto da extensão universitária, serão analisadas como enunciados, considerando os referentes de conteúdo semântico e aspectos expressivos, refletindo o posicionamento dos participantes da Rede no campo-tema da saúde e bem-estar. A abordagem dialógica da comunicação considera a multiplicidade de percepções e interpretações subjetivas quando as pessoas se comunicam. É esperado que haja tensões entre os múltiplos posicionamentos, bem como caminhos criativos para contornar barreiras e para construção de fronteiras em que a colaboração entre indígenas e acadêmicos se torna viável e desejável. A análise e discussão dos resultados deve contribuir para a ampliação e aprofundamento de parcerias entre comunidades indígenas e acadêmicas, em projetos voltados à saúde e bem-estar. (AU)

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